No AP, decoração da berlinda leva 10 horas para ficar pronta até o Círio

c1

Por Aline Paiva

Rosas, margaridas e samambaias são algumas das flores usadas para ornamentar a berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante as procissões do Círio no Amapá, que acontece no domingo (11). Durante 10 horas, aos 25 pessoas ajudam na decoração cujas cores ressaltam o amor a Maria e a temática da festividade. Em 2015, o evento comemora 82 anos em Macapá.

Segundo a coordenadora de eventos da Catedral de São José, Sultana Benathar, que organiza a decoração do Círio de Nazaré, a berlinda deve estar em harmonia com o local e hora do evento, além de combinar com o novo manto da santa.

“O objetivo é realçar a beleza e a delicadeza da Virgem de Nazaré. A ornamentação dura o dia todo, iniciamos as 7h da manhã, pois tem que ficar pronta as 17h, para a missa, onde conto com a ajuda de 25 pessoas”, falou.

Este ano, a decoração da berlinda conta com 30 volumes de diversas flores vindas de São Paulo. Serão utilizadas 400 maços de rosas, 30 de samambaias, 20 de margaridas além de varias crisântemos, informou a organização.

“Esse ano vamos utilizar muitas rosas, ao contrário de outros anos, praticamente a berlinda toda. As flores na tonalidade rosa simbolizam o amor, o carinho a fraternidade de Maria. Já puxando para temática do Círio, para representar o tema ‘Fazei isso em memória de mim!’, temos o lilás que representa o vinho, e o branco com a eucaristia”, disse a organizadora.

Círio de Nazaré

O ponto alto da festividade no Amapá acontece no dia 11 de outubro, o segundo domingo do mês, quando a procissão sai do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, e segue até a igreja São José, no Centro.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *