No AP, espetáculo ‘Eros Impuro’ fala sobre abuso sexual contra crianças

cre2

Por Estevam Eliel

Estreia na terça-feira (17) no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, o espetáculo “Eros Impuro’ que traz o drama do pintor Andrei, que quando criança sofreu abusos e tenta por meio da pintura, se livrar da angústia que o persegue. Apresentação está marcada para as 19h, com entrada gratuita.

Encenada desde 2011, a história mostra um pintor que acredita que encontrará paz ao reproduzir nas telas a energia sentida durante o ato de violência que sofreu, mas como os modelos vivos usados por ele são garotos de programa, a obra é vista como pornográfica.

“O público não é submetido ao choque provocado por esse tipo de crime. Ele não é posto na poltrona como se tivesse diante de um noticiário sensacionalista. Usamos a delicadeza da arte para criarmos um âmbito que evidencia, sobretudo, as sequelas do abusado’, destaca o diretor e dramaturgo Sérgio Maggio.

A peça segue em cartaz até o dia 20 de maio e é uma realização do coletivo Criaturas Alaranjadas, de Brasília (DF).

A companhia vai oferecer também atividades paralelas como oficinas de formação de plateia em escola pública, e “O Exercício da Crítica Teatral”, ministradas por Sérgio Maggio. A programação é gratuita e voltada para artistas, estudantes e apreciadores do teatro.

Além do espetáculo cultural, o coletivo destaca a importância do dia 18 de maio, marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual. Na data, a companhia vai distribuir em Macapá mil unidades de cartilha de prevenção ao abuso sexual.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *