No combate ao Aedes prefeitura registra mais de 50 mil visitas domiciliares em janeiro

A Prefeitura de Macapá concluiu o relatório das ações desenvolvidas no primeiro mês do ano. De 2 a 31 de janeiro, foram inspecionados 56.351 imóveis em toda capital. Desse total, 373 apresentaram focos do mosquito e precisaram ser eliminados. No mesmo período, as atividades de combate ao vetor foram intensificadas nos bairros Brasil Novo, Zerão, Central e nos três cemitérios da cidade.

Outro dado apontado no relatório é o número de domicílios que deixaram de ser inspecionados por estarem fechados, que totalizaram 4.810 casas e 101 proprietários se recusaram a permitir a entrada do agente de endemia para fazer a inspeção. “Acreditamos que, por meio da intensificação das ações de campo, bem como a integração interinstitucional, atingiremos as metas determinadas para a redução dos danos transmitidos pelo Aedes. Tivemos uma redução no número de recusas, mas ainda temos uma parte da população que ignora os agravos que as doenças transmitidas pelo mosquito podem causar”, ressalta o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

Para reforçar o combate ao mosquito, a prefeitura lançou ainda em 2016 o “Disk Mosquito”, um canal direto para que a população possa informar possíveis criadouros do Aedes, casos da doença e solicitar a visita de agentes de endemias. Durante o mês de janeiro, somente 52 ligações foram recebidas por meio do “Disk Mosquito”, que pode ser acionado pela população em horário comercial, de segunda a sexta-feira, pelo número 99121-1641. “Esse é mais um meio que a população pode usar para nos ajudar a impedir que o mosquito nasça. É importante que ela entenda que essa é uma responsabilidade de todos”, finalizou Kilder.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *