No Dia de Luta contra Hepatites Virais, prefeitura distribui preservativos em blitz educativa

Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Macapá fez a distribuição de preservativos e material educativo contendo informações sobre a prevenção da doença, no balneário da Fazendinha. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 23 casos foram confirmados na capital.

Segundo o coordenador de ISTs, Cesar Melo, no mesmo período de 2018, foram registrados 36 casos confirmados da doença. Uma das causas da redução, segundo ele, é o aumento na oferta de testes rápidos, que são feitos em livre demanda em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. “Para fazer o teste rápido, a pessoa não precisa de encaminhamento. Basta ir à unidade e solicitar o teste. Essa oferta em livre demanda, sem burocracia, acaba fazendo com que mais pessoas conheçam sua condição sorológica, rompendo precocemente a cadeia de transmissão”, explicou.

Todos os tipos de hepatite podem ser prevenidos. As hepatites B, C e D são evitadas por meio de preservativos, vacinação e o não compartilhamento de materiais perfurocortantes. As dos tipos A e E são evitadas com uso de água tratada, saneamento básico e higienização adequada dos alimentos. “É importante disseminar para a população as formas de evitar o contágio, bem como os tratamentos disponíveis na rede pública de saúde”, finalizou Melo.

Vacinação

É recomendada para jovens até 29 anos, em especial nas populações vulneráveis, e para profissionais de saúde. A vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina da capital. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Gabriel Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *