No Dia do Meio Ambiente, CSA destaca ações para redução de perdas de água

O Dia do Meio Ambiente é celebrado neste 5 de junho em todo o mundo. Para a Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), a data favorece discussões sobre o uso racional dos recursos hídricos do planeta. Este debate ganha um novo olhar com a divulgação prévia de resultados dos primeiros onze meses de trabalho da CSA, que já aponta redução de cerca de 20% nos indicativos de perdas de água em Macapá.

Os índices de saneamento divulgados periodicamente pelo Instituto Trata Brasil apontam que o Amapá tinha mais de 70% de perdas da água produzida até 2021. A CSA assumiu as operações de água e esgoto no estado em julho de 2022 com a missão de trabalhar diariamente para redução deste número.

Sobre perdas

A expressão “perda de água” faz referência à diferença perdida – ou desperdiçada – entre a produção e o consumo. De forma prática, calcula-se os níveis de perdas entre a água produzida na ETAM e a água que chega aos clientes.

Há tipos diferentes de perdas. As que correspondem ao consumo de água recebido pelo cliente e não faturado (fraudes ou casos de ausência de hidrômetro na casa) são chamadas ‘perdas comerciais’. As ‘perdas aparentes e/ou físicas’ são as que tratam dos desperdícios em si, com vazamento nas redes, nos reservatórios e nas ligações até os hidrômetros.

Entre as principais ações para reduzir as perdas de água aparentes destacam-se: a renovação da estrutura antiga, pesquisa e reparos de vazamentos, mapeamento e combate a ligações clandestinas, substituição e instalação de hidrômetros para medição mais precisa, entre outros. Para as perdas comerciais, a CSA disponibiliza atendimento para recadastramento de clientes e atualização de dados para instalação de novos hidrômetros.

Para isso, a CSA já contabiliza investimentos de mais de R$100 milhões para recuperação e ampliação das estruturas recebidas pela concessão nas áreas urbanas dos 16 municípios amapaenses. Na capital, as obras de grande porte passam pela Captação de Água do Rio Amazonas, Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM), construção de uma adutora para levar água à zona norte e substituição de redes da Avenida FAB. Além disso, investimentos em mão de obra qualificada e inovação são parte deste plano.

Conscientização

Para a empresa, o trabalho para combater as perdas de água é um movimento conjunto entre a concessionária e os clientes, que também são convocados a fazer o uso racional da água que chega em suas casas, com atitudes que reduzam o desperdício.

“No cotidiano, a decisão de economizar água impacta positivamente não só na economia domiciliar com menores valores faturados, como também no meio ambiente, pois água é vida e desperdiçá-la vai de encontro aos esforços de todos pela preservação ”, destaca Roberth Carvalho, executivo de Perdas da CSA.

Durante a semana, as equipes do Programa E+ Comunidade levarão ações de conscientização sobre o uso racional e demonstrações do processo de tratamento de água nas unidades da empresa para escolas em Macapá. “Nós estamos realizando grandes investimentos, os resultados já começam a aparecer. Agora, contamos com a consciência de todos, em casa e nas ruas. Os clientes podem nos acionar em casos de vazamentos, mandaremos uma equipe e trabalharemos juntos, não só neste dia do meio ambiente, mas na mudança de mentalidade todos os dias”, concluiu Roberth.

Fale conosco

A CSA mantém um canal ativo de comunicação com seus usuários por meio da central telefônica 0800 086 0116, que funciona 24h. Por meio do telefone, podem ser registradas ocorrências de falta de água, vazamentos em vias públicas e extravasamentos de redes de esgoto. A empresa também está disponível nas redes sociais: Facebook (/csagrupoequatorial), Instagram (@csagrupoequatorial) e Twitter (@csaEquatorial).

Marcelle Nunes
Gerência de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade
Tel.: (96) 98106-4232
Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *