No Iepa, 9ª Primavera dos Museus aborda memórias indígenas

Museu

Por Ariel Meira, da Agência Amapá

A Coordenadoria de Difusão Científica e Tecnológica do Museu Sacaca, ligada ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), irá realizar no período de 22 a 27 de setembro a 9ª Primavera dos Museus, cuja programação visa valorizar o fazer e o saber dos povos indígenas do Estado.

O tema, Museus e Memórias Indígenas, tem o objetivo de refletir sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no Brasil, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no País.museujj (2)

Importantes ícones da construção da identidade nacional, os hábitos e a cosmologia dos povos indígenas brasileiros foram documentados pela arqueologia, história, antropologia e linguística, cujos registros estão presentes em diferentes instituições museológicas do país e do exterior.

Durante a programação haverá trilhas indígenas apresentadas na área da exposição a céu aberto do Museu Sacaca, com o objetivo de mostrar para os visitantes as novas interpretações e visões sobre a diversidade étnica e cultural dos povos indígenas.

O evento também vai proporcionar aos visitantes danças, exposições de artefatos, ciclo de conversas, oficinas, workshop de grafismo, contação de lendas indígenas, cine I´ã com exibição de documentários e sessão de cúpula no Planetário Móvel Maywaka. A programação encerra com o projeto Observando em Latitude 0º, com observação do Eclipse Total Lunar.museu11

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano no início da primavera. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014, a 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *