No Monumento Marco Zero: Exposição reúne obras inéditas do artista amapaense R.Peixe

Convite-Exposição

Por Jéssica Alves

Telas e esculturas inéditas do artista plástico amapaense R. Peixe poderão ser vistas pelo público em Macapá durante a exposição “Expressão de Tons”, que inicia na sexta-feira (10) às 20h no monumento Marco Zero do Equador, ponto turístico localizado na Zona Sul da capital. A mostra ocorre até o dia 24 de julho.

Quarenta obras são do acervo particular da família que estavam guardadas na última casa em que viveu o artista, em Natal, no Rio Grande do Norte, e chegaram ao Amapá em setembro de 2014. O artista, que ficou conhecido por retratar os cenários e elementos amapaenses, é uma das referências na cultura local e fundou a Escola de Artes Cândido Portinari, em Macapá.

Segundo o filho do pintor, Beto Peixe, durante a abertura da exposição, um quadro em branco, assinado por R. Peixe, será pintando por vários artistas que foram discípulos do artista plástico.

“Sabemos da importância destas telas e decidimos colocar à disposição dos artistas para que cada um dê sua parcela de contribuição para compor o quadro, e eles vão pintar ao vivo para a apreciação dos visitantes”, explicou.

Ele explica que a exposição conta com uma parte do acervo, que ao todo contempla 118 peças, e futuramente serão obras de novas exposições.

São muitas telas e por isso resolvemos fazer várias exposições, para que todos os amantes de artes em Macapá possa apreciar os trabalhos inéditos de R. Peixe. Nosso propósito é não deixar o seu legado ser esquecido. É uma oportunidade de conhecer mais trabalhos, incluindo os últimos quadros pintados por ele. O público terá acesso a obras nunca divulgadas e que ficaram guardadas durante dez anos”, completou.

R. Peixe

Nascido em São Caetano de Odivelas, no Pará, em 10 de julho de 1Peixe-2931, R. Peixe é conhecido, principalmente, pela sua vocação às artes plásticas, que retratam os pontos turísticos do Amapá. Entretanto, dedicou sua vida com a mesma intensidade para o futebol, o carnaval e o mundo empresarial.

De acordo com a família, aos 10 anos, ele ganhou o 1º lugar em um concurso de desenho com o retrato de Pero Vaz de Caminha, quando estudava na escola Tenente Rêgo Barros, em Belém. O artista plástico chegou ao Amapá em 1953, onde teve seis filhos. Dois deles, Betto Peixe e Irê Peixe, herdaram o talento do pai.

Em 1963, R. Peixe começou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes. Após se formar, em 1973, o artista fundou a Escola de Artes Cândido Portinari onde foi professor até 1981. Após o término do casamento, R. Peixe viajou para a cidade de Natal, onde decidiu morar e pintar os cenários nordestinos. O artista morreu em março de 2004 e foi sepultado em Macapá.

Muitas obras do artista estão expostas em órgãos públicos do estado e no Aeroporto Internacional de Macapá. Grande parte do acervo também foi vendido para a França, Japão, Estados Unidos e Itália.

Serviço

Exposição “Expressão de Tons” de R. Peixe
Data: 10 a 24 de julho
Hora da abertura: 20h
Local: Monumento Marco Zero
Visitações: de 8h às 19h

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *