Nossa Pérola hoje virou rosa no jardim de Deus (um texto sobre amor e gratidão)

O escritor Ariano Suassuna escreveu uma vez: “No Sertão do Nordeste a morte tem nome, chama-se Caetana. Se ela está pensando em me levar, não pense que vai ser fácil, não. Ela vai suar!“. Pois é. Assim como com o autor da frase, a “Caetana” suou, e muito, para levar Perolina Penha Tavares, minha mais que maravilhosa avó. Mas hoje, as portas do jardim de Deus se abriram para receber a nonagenária mais linda do mundo, que fez a passagem neste décimo quinto dia de março.

A Páscoa da Peró nos deixa tristes, muito tristes, mas sabemos que ela seguirá na luz que sempre emanou aqui, com sua existência inesquecível e a bondosa força do amor que tanto construiu e regou em nós.

Peró, apelido carinhoso pelo qual nós a tratávamos, foi e é a nossa “Pérola”, como meu saudoso avô, seu marido, João Espíndola, a chamava. Vovó viveu 94 anos. Com toda a certeza, além de longevidade, foi uma mulher muito feliz. Casou, teve cinco filhos. Dividiu amor e multiplicou em nós, somou forças na construção de uma família unida e feliz.

Dia desses, brincando com uma amiga, após a vovó dar entrada no hospital, eu disse: “quando o velho dos outros morre, a gente sempre diz: tava velho, viveu muito”. Mas quando é o nosso, a parada é diferente. Pois é. Posso viver muito, mas nunca vou me acostumar com a partida de alguém que amo. Quando chega o momento, sempre concordo com o escritor Mario Quintana: “a morte chega pontualmente na hora incerta”.

No filme “Amor Além da Vida”, Albert Lewis (personagem interpretado pelo ator Cuba Gooding Jr.) disse: “O inferno verdadeiro é a vida que deu errado”. Vovó é o avesso e disso temos orgulho, pois a dela deu muito certo! Perolina Penha é exemplo de pessoa bem sucedida, mulher extraordinária, uma pessoa sensacional, sábia, ponderada, discreta e bem humorada. Sempre teve muita força em toda sua delicada forma de existir.

Vovó foi acometida pela Covid-19, essa doença que nos leva os afetos e parte nossos corações há mais de um ano. Para nossa família e todos que a amavam e admiravam, é momento de uma breve despedida, pois vovó fez a passagem. Seguimos aqui, certos do amor que recebemos e que sempre honramos.

A Peró é a personificação do amor familiar. Essa lição deixou em nós, aprendemos muito bem. A gente vai sentir uma falta danada dessa elegante e educada senhora cheirosa. Mas depois que parar de doer, vão ficar as inúmeras lembranças felizes e saudade gostosa de nossa matriarca.

Li em algum lugar que “Recordar’’, vem do latim Re-cordis, que significa ‘passar pelo coração’. E todas as passagens da minha vida passam pela tua, Vó. Amei a Peró por toda a minha vida e fui correspondido. Agradeço a Deus a honra de ser o mais velho entre seus nove netos e três bisnetos. Em resumo, já disse, sou razoavelmente bom em escrever textos de parabéns, mas as despedidas são difíceis. Sobretudo, de pessoas que são partes da gente.

Nossa Pérola virou uma rosa no jardim de Deus, e como disse Cartola: “ Que Deus e a natureza, as aves nos seus ninhos, as flores pela estrada perfumem todos os caminhos. E eu ficarei por aqui. Por você, rezarei”.

À Peró, dedico este texto, minha profunda gratidão e amor. Um beijo em ti, vovó. Estejas tu nas estrelas ou em qualquer lugar, além do meu coração. Agradeço à Deus por ter a tua vida ligada à minha, que honra! Amo-te, pra sempre. Até a próxima vez!

Elton Tavares

  • Peró continuará sendo teu anjo protetor, agora do jardim celeste. Um dia ela me deu lindas rosas do seu jardim para eu levar para o túmulo de minha mãe. Não posso levar hoje rosas para a Peró por causa da pandemia, então minhas rosas para ela brotam do coração em forma de prece.
    Um beijo pra ti

  • Um lindíssimo texto que muito diz sobre a grandeza e importância de dona Perolina. Grande abraço a todos.

  • Por um bom período da minha juventude convivi com d. Perolina e todos queridos da família . Texto lindo, recheado de muito amor. Um abraço fraterno em todos e em especial a minha querida amiga Penha .
    D. Perolina é luz.

  • Sempr digo e repito: A dona Peró é um exemplo de mulher para tantas gerações. Cuidava dos seus com muito amor e uma força delicada inigualável. Meus sentimentos, Elton. Mas sobretudo, fica na memória, a felicidade de ver todo o amor dela por ti e pelos Penha Tavares, a quem ela encaminhou na vida, com seu exemplo, luz e força. Meus sentimentos à tua família também. Sintam-se abraçados.

  • Força mano!
    Que Deus conforte o coração de todos pois só quem passa por esses até mas!
    Entendi e respeita o verdadeiro sentido que é o amor!🤜🤛👽🙏

  • Nossa avó! Hoje senti como um neto a partida dela… certo de que olha por nós ao lado de Deus. Peró foi sinônimo alegria e acolhimento pra mim. Quiséramos nós que, por descuido, Deus a fizesse eterna. Não existe uma pessoa que a tenha conhecido e não tenha uma excelente lembrança dela… que honra ter tido a oportunidade de conhecê-la, de vê-la sorrir, de abraçá-la, tomar a benção e chamá-la de minha vozinha… o coração apertado é só mais um sopro de Deus dizendo que a saudade eternizará a presença dela em nós! Sempre te viveremos, Peró!

  • Uma pérola de agradecimento à Dona Pérola. Palavras vindas de sentimentos que só quem ama pode descrever. Parabéns pela honrosa despedida. Sua avó está em uma estrela onde só os justos a habitam. Quem planta o amor, colhe o amor. Meus sentimentos, Helton.

  • Um amor transformado em palavras vinda do coração de alguém que tem uma alma em prantos,porém cheia de GRATIDÃO!

  • Linda homenagem nobre amigo, vc traduziu oque o amor transmite em gestos e imagens… e assim expressou a mulher maravilhosa que foi dona Perolina, uma pessoa meiga, querida e que me deixava muito feliz quando me recebia em sua casa. Confesso que fiquei emocionada e chorei como se fosse alguém da minha família… que ela esteja ao lado de Deus, zelando por todos nós que a amamos até o infinito.

  • Peró agora é estrela, do tipo grande, como o sol, que aquece o coração dos que a amam.

    Que o amor semeado por ela só se multiplique entre vocês, amigo! Peró presente! o/

  • Lindas palavras querido🥺 vovó Pero era uma pessoa muito especial! Tive o privilégio de conhecê-la ❤️ forte abraço meu e do Mareco😘

  • Homenagem mais que justa, honesta e de amor. Mano, sei que tá doendo, mas tenho certeza que Jesus e permitiu o lugar dos espíritos iluminados..

  • Querodo amigo Eltoo, neste momento elevo a Deus uma prece para que teu coração de neto amantíssimo seja por Jesus Cristo e seus anjos celestiais confortado. Tua Peró vai sempre te olhar com o mesmo amor e vai te abençoar. E nos jardins celestiais florecerar e emanará seu perfume de rosa para perfumar tuas manhãs em teu suave despertar de todos os dias e a noite os teus belos sonhos.
    O amor fica. Meus sentimentos, querido. A dor vai passar é o amor e as belas lembras, exemplos e alegria de tua querida avó permanecerão. Receba meu fraterno abraço e um beijo no coração.

  • Elton, dona Peró realmente soube amá-los porque do contrário não teria um neto com tanto amor no coração. Uma pessoa só consegue transbordar sentimento a esse nível, tendo o amor em abundância dentro de si. Dona Peró trabalhou direitinho, ou não…quem sabe apenas foi cheirosa, acolhedora, amorosa, presente, de colinho aconchegante, de comidinha gostosa etc, coisas de avós que jamais sairão de nossas vidas. Tenha sempre contigo as boas lembranças porque aonde quer que você vá, ela estará soprando uma linda canção em seus ouvidos.

  • Que texto lindo, digno de alguém especial! Sinto sua perda e que também são as de meus chefes, não conhecia Perozinha, mais tinha um carinho especial só em ouvir falar dela. Um ser humano lindo e coração generoso.

  • D. Peró teve sua missão cumprida na terra com maestria, agora no Plano Espiritual vai ser luz e emanar paz para todos os familiares. Força e um abraço carinhoso meu amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *