Nota de Pesar da Secult/AP

Foi com muita tristeza e pesar que nós, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebemos neste domingo (13), a notícia do falecimento do músico Laurindo Pereira Trindade, de 86 anos. O popular “Lolito do Bandolim” faleceu na Unidade Básica de Saúde do Zerão, em Macapá, vítima de uma parada cardíaca.

Lolito deixa a esposa, com quem foi casado desde os 18 anos, a senhora Maria das Neves Ferreira Trindade, e seis filhos. Entre eles, os jornalistas Luiz Trindade (que também é ator e humorista) e Leonardo Trindade (também músico, diretor e integrante do Grupo Pilão).

Lolito tocou com grandes nomes, entre eles, Jair Rodrigues, Paulinho da Viola, Altamiro Carrilho e Sebastião Tapajós, além de parceiros como o mago do violão e maestro, Nonato Leal e Sebastião Mont’Alverne. Ele também integrou o grupo Seono, formado por Sena Bastos, Oneide Bastos, Zé Crioulo, Leonardo, Carlinho e Orivaldo. Depois fez parte do Grupo Café com Leite formado por Leonardo, Noé, Sena Bastos, Sobral, Oneide, Carlinhos e Orivaldo.

Além do  grupo Matéria Prima, formado por ele e seus familiares, o filho Leonardo, o sobrinho Dílson, o neto Gillan e o amigo Ruy. Lolito também montou outro grupo chamado Lolito & Banda, com Beto, Lindomar (filho), Leonardo (filho) e Cesar (neto). Além do Amapá, Lolito fez shows Brasil afora e gravou dois CD’s coletivos, além de DVD, todos em homenagem à Macapá.

Nos últimos anos, Lolito se apresentava com o grupo Vou Vivendo, juntamente com  o cantor (e jornalista)Humberto Moreira, e Beto 7 Cordas (Violão).

Lolito foi de uma importância histórica na música amapaense, pois foi parceiro de Noé, Amilar Brenha e Nonato Leal. Sua contribuição para a cultura local é incalculável.

Nesse momento de tristeza, nos solidarizamos com amigos e familiares de Lolito. E agradecemos por tudo que ele fez pela nossa cultura. Que Deus receba este músico criativo, o maior bandolinista do Amapá, com a alegria que ele merece !

Evandro Milhomen
Secretário de Estado da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *