Nota de Pesar da Secult/AP

Ivo Cannuty – Foto: arquivo Secult

Foi com muita tristeza e pesar que nós, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebemos nesta segunda-feira (12), a notícia do falecimento do cantor, compositor, jornalista, radialista, produtor artístico e bacharel em Direito, Ivo Cannuty de Souza Xavier, aos 53 anos. Ele foi vítima de Covid-19 e lutava pela vida desde 24 de março, quando foi hospitalizado.

Ivo Cannuty iniciou sua carreira como cantor em 1986; foi crooner das bandas: Santana (Sitio do Abdon – Santana), The Tramp’s, Banda Hum, Banda Impactu’s, Banda Placa, Banda KN9 (Kzan Nery); participou de vários festivais de musica popular amapaense e estudantis. Em 1999 foi sagrado campeão da III edição do Festival de Musica Amapaense com a canção “Vento Norte”.

Foto: arquivo Secult

Em 1993 lançou seu primeiro LP solo, denominado Swing Brasileiro: em 1996 gravou seus 03 sambas de enredo de sua autoria no CD da Liga das escolas de Samba do Amapá – LIESA, onde por 08 vezes sagrou-se campeão do Festival de Samba de Enredo representando o G.R.A.C.S Escola de Samba Unidos do Buritizal que defendeu como interprete durante 20 anos, também nos anos 90 foi compositor e interprete de escolas como : Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Piratas da Batucada e Piratas Estilizados; foi produtor artístico dos CD’s da LIESA por 07 edições além dos DVD’s “Mesa de Bar” e “30 Anos de Carreira”.

Foto: Diário do Amapá.

Ele também comandou, por muitos anos, o programa “Ensaio Geral”, na rádio Diário 90,9FM. A contribuição de Ivo Cannuty para a cultura do Amapá é incalculável. Ele é uma das maiores referências da música no Estado e sua história que se confunde com a própria história cultural amapaense. Seremos sempre gratos a este artista e amigo.

Nesse momento de tristeza, nos solidarizamos com amigos e familiares de Ivo Cannuty . Agradecemos por sua contribuição à sociedade amapaense. Que ele siga em paz.

Evandro Milhomen
Secretário de Estado da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *