Nova Floriano: literatura, música e esporte compõem programação de reinauguração

_mg_1756
Literatura, música, esporte e dança estão entre as atrações culturais que marcarão a programação de reinauguração da Floriano Peixoto nesta quinta-feira, 8. O espaço, localizado no bairro central de Macapá, é considerado um dos mais bonitos cartões postais da cidade. A solenidade oficial de reabertura da praça ocorrerá a partir das 16h, com a presença do prefeito Clécio Luís.

Os visitantes poderão participar de ações de saúde e prestigiar a Feira de Artesanato e a Feira Preta, que comercializarão produtos artesanais personalizados. As crianças também contarão com programação especial. Contação de histórias, barca das leituras e ações de educação no trânsito envolverão e ensinarão o público infantil de forma lúdica.

15391096_1396311210402689_7806359106479038186_n

No espaço construído ao lado do parque de diversões, os visitantes poderão participar de aula de ginástica e oficinas de slackline. Também haverá distribuição de mudas de plantas e orientações sobre hábitos de consumo, descarte e coleta seletiva. A volta do passeio nos pedalinhos está garantida. Reformados, e com novo design, os botes de fibra de vidro movidos a pedal poderão ser conduzidos por duas pessoas ao longo do lago, símbolo maior da praça.

A cerimônia oficial terá início com a chegada do cortejo Brilho de Fogo, que reúne batuqueiros, instrumentos de sopro e caxixi, que darão ritmo ao repertório formado por canções regionais. A programação musical contará ainda com o show de Nonato Leal e Banda Negro de Nós.

Toda a programação conta com os trabalhos do Instituto de Turismo de Macapá (Macapatur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
img_8547-1
A Praça Floriano Peixoto

Foi criada em 23 de janeiro de 1922 e era conhecida como Praça do Sapo. Um nome bem sugestivo, pois nesta época havia muito mato em volta de um “olho d’água” – que hoje é o lago – o que atraía muitos sapos para o local. Com o passar dos anos, a população do entorno do lago do sapo foi crescendo e a paisagem foi acompanhando este progresso. O local foi limpo e passou a ser uma praça de fato. Hoje, a Floriano Peixoto é considerada um dos cartões postais mais belos de Macapá, graças à sua abundante arborização e fácil acesso ao público.

Márcia Fonseca/Asscom PMM
Contatos: 998139-7609 / 99118-7183

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *