NOVEMBRO AZUL 2016 – HOMEM QUE SE CUIDA NÃO PERDE O MELHOR DA VIDA.

13731481_638625396315193_506300912693109806_n

Depois de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, agora é a vez de alertar os homens sobre o câncer de próstata. Chamado de “Novembro Azul” a campanha mundial visa mobiliza-los sobre a necessidade da realização de exames que detectam a doença. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só esse ano no Brasil. A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata. Hoje esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens. Como qualquer câncer, quando detectado no início a chance de cura é maior.

O exame de Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA, é uma boa maneira de se diagnosticar precocemente a doença. Além também do ultrassom de próstata e do toque retal, que identifica na hora, se o órgão está com problemas. A chance de falha no diagnóstico do exame de PSA é de 20% e no exame de toque é 40%. Mas quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha no diagnóstico cai para 8%.

Os exames devem ser feitos anualmente a partir dos 45 anos de idade, mas se o pai ou irmão teve ou tem a doença, os cuidados devem começar mais cedo, aos 40.

Incidência

A cada 40 minutos um homem morre no Brasil vítima do câncer de próstata. Mas 90% dessas mortes poderiam ser evitadas com a prevenção.

Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Prevenção

Ainda não se sabe com exatidão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais, genéticos, alguns hábitos alimentares e condições ambientais como fatores de risco para desenvolver a doença. O que já está comprovado é que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Programação

Ao contrário do Outubro Rosa que teve uma vasta programação, o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) preparou para este mês uma semana de atividades para marca a campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de próstata.

A abertura está marcada para acontecer nesta quinta-feira, 17, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, na Missa da Cura. Está na programação um passeio ciclístico, seminário sobre o câncer de próstata, atividades esportivas e ação social.

Na ação social, que será no sábado, 26, o instituto vai fornecer 500 PSAs aos interessados que comparecer no dia para realizar o exame de sangue. O atendimento vai ser por ordem de chegada.

Confira a programação:
17/11 – Abertura do Novembro Azul
Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré
Hora: 18h30

19/11 – Passeio Ciclístico
Concentração: IJOMA – até Praça do Forte
Hora: 17h30

26/11 – Ação Social
Local: IJOMA
Hora: 8h às 12h

26/11 – Seminário de Prevenção ao Câncer de Próstata
Local: Centro de Convenções Azevedo Picanço
Hora: 18h

27/11 – Manhã Esportiva
Local: Sesc Araxá
Hora: 8h às 12h

Assessoria de Comunicação
Raphael dos Santos
Cel: (96) 9 8116-8717

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *