Novembro Azul: UBS alerta para importância do diagnóstico precoce

Em alusão ao Novembro Azul, mês destinado à sensibilização dos homens quanto aos cuidados com a saúde, a UBS Marabaixo levou informações e atendimento médico aos usuários da unidade. Além das consultas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou durante todo o dia exame de PSA – usado para o diagnóstico da presença de alterações na próstata.

Paralelo aos serviços de saúde, homens da comunidade participaram de palestras de educação em saúde, que abordaram temas ligados à saúde sexual do homem. “O Novembro Azul é lembrado como o mês de prevenção do câncer de próstata, mas devemos falar também de outros problemas que ninguém fala, como impotência sexual, incontinência urinária, câncer de pênis, e outras doenças que são vistas como tabu entre o sexo masculino”, comentou a diretora da unidade, Dayse Amorim.


Câncer de próstata pode ser contido com exames periódicos, assim como outras doenças relacionadas. “Ter o PSA alterado não significa câncer, assim como não apresentar alterações não signifique ausência de doenças. Por isso, o ideal é que pelo menos uma vez ao ano se faça os exames preventivos para detectar qualquer anormalidade precocemente”, explicou o subsecretário de Ação em Saúde, Eldren Lage.

Durante todo o mês, a coordenação realizará ações intensificadas em todas as UBS’s, com palestras, exames preventivos e atendimento médico. Atualmente, a Semsa realiza os exames de PSA nas UBS’s Marabaixo, Pedro Barros, Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch e Perpétuo Socorro.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *