Novos cursos de audiovisual do Museu da Imagem e do Som

                                                                                  Por Alexandre Brito

O Museu da Imagem e do Som (MIS) está com inscrições abertas para mais dois cursos na área de audiovisual. Um é de o Fotografia e o outro é de o Produção Executiva, ambos desenvolverão conteúdos referentes ao cinema e ao vídeo digital.

Essas ações se inserem como parte da estratégia do MIS, através do projeto Teia Cultural, de profissionalizar os produtores independentes do Estado, com a oferta de cursos gratuitos em áreas estratégicas do segmento audiovisual. Já foram realizados cursos de Roteiro, Direção e Iluminação, que atenderam mais de 60 alunos.

Continuando essa oferta de cursos, o MIS traz a Macapá dois instrutores com reconhecida competência profissional em suas respectivas áreas de atuação. Os cursos perfazem uma carga horária de 80 horas-aula que serão ministradas em dois turnos: manhã e tarde.

A expectativa é que depois desse ciclo de cursos o cenário audiovisual do estado receba um novo fôlego e que as produções audiovisuais futuras possam refletir o aprimoramento técnico que os instrutores trarão ao estado.

O curso de Fotografia será conduzido por Rodolfo Figueiredo, um profissional extremamente qualificado nessa área. Confira abaixo algumas de suas credenciais:

Rodolfo atua como diretor de fotografia e câmera em cinema, publicidade e televisão, principalmente na área de cinematografia digital, onde tem investido em um parque de equipamentos audiovisuais que incorporam as novas tecnologias. É bacharel em cinema e vídeo pela ECA-USP com especialização em fotografia e participou de workshops de atualização da Kodak e Panasonic. Desenvolveu em 2001 junto com Christian Saaghard e Alfredo Manevy o projeto das Oficinas Kinoforum de realização e produção audiovisual que, há 5 anos, vem formando novos olhares na periferia de São Paulo e em outras localidades.

Já o curso de Produção será ministrado por Márcia Macêdo, experiente produtora paraense que participou de projetos audiovisuais em documentários, ficções e animação nos suportes película e digital. Márcia já foi jurada do Festival de Gramado (categoria super 8mm), produziu documentário com a diretora nacionalmente conhecida, Carla Camuratti, fez a Produção Executiva da animação “A onda, festa na pororoca” e dos curtas em 35mm “Dias”, “Chama Verequete”, “Alice”, dentre outros. Foi Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas – Seção Pará. Em agosto de 2003, cursou o Workshop de Produção Cinematográfica para Produtores Executivos Profissionais do Mercosul promovido pela Motion Pictures Associate – MPA.

Esses atributos todos demonstram que, ambos os profissionais, têm muito a contribuir com a cena audiovisual amapaense. Portanto trata-se de uma oportunidade rara que deve ser aproveitada da melhor forma possível pelos produtores independentes locais.

Serviço:

Os interessados em participar de um dos dois cursos podem procurar o Museu da Imagem e do Som (MIS) que funciona do Teatro das Bacabeiras, no horário de 8:30 às 12:00 e das 14 às 18:00 de segunda a sexta. São apenas 25 em cada dos cursos.

Fotografia para cinema e vídeo:

Curso Gratuito

8h/a dia (manhã e tarde) das 8 às 12 e das 14 às 18h

Início: 03 de maio

Fim: 14 de maio

Com sábado e domingo de folga (08 e 09.05)

Produção para cinema e vídeo:

Curso Gratuito

8h/a dia (manhã e tarde) das 8 às 12 e das 14 às 18h

Início: 10 de maio

Fim: 21 de maio

Com sábado e domingo de folga (15 e 16.05)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *