“O Amapá alcança novos níveis de empregos e empreendimentos”, pontua governador Clécio Luís no Startup Day

Em menos de um mês, o Amapá foi sede de dois importantes eventos no campo da inovação e tecnologia. O primeiro deles foi o Startup20, que reuniu as maiores potências econômicas do mundo, para debater negócios sustentáveis. Agora, o estado volta a reunir empreendedores, mentores, investidores e especialistas em tendências de mercado no Startup Day, programação do Sebrae-AP realizada no sábado, 16, que atraiu quase mil pessoas para um dia dedicado ao compartilhamento de experiências e conhecimentos.

O estímulo a esses negócios inovadores, ativando novas janelas de oportunidades, faz parte da política econômica do Plano de Governo da gestão do governador Clécio Luís. “O Startup Day reuniu pessoas em busca de conhecimento para empreender e isso nos dá a certeza de que o Amapá vai alcançar novos níveis de empregos e empreendimentos”, destacou.

Clécio enfatizou que esse ecossistema de inovação e tecnologia que vem sendo fortalecido no Amapá, caminha para a bioeconomia, que faz o uso sustentável das riquezas naturais do estado.

“Depois de realizarmos o Startup20, realizamos o Startup Day que vem estimular os amapaenses que querem fazer parte desse ecossistema agregando um elemento novo, que é a nossa Amazônia viva. Passaram cerca de mil pessoas, a maioria jovens, com essa perspectiva de empreender”, ressaltou o governador.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras com especialistas de várias partes do país e ainda de painéis com empreendedores que possuem startups consolidadas, com produtos específicos da Região Amazônica.

Durante o evento a Rádio CBN, pertencente ao grupo Rede Amazônica de comunicação, um dos parceiros do Startup Day, iniciará a partir de quarta-feira, 20, um programa voltado para a área de startups, denominado CBN Startup.

“Vemos aqui pessoas tão empolgadas em aprender, por isso nós como empresa, temos a obrigação de fazer negócios como esses darem certo e que também sejam referências. Então para nós, participar de eventos como esse é uma forma de inspirar jovens a fazerem uma Amazônia melhor”, reforçou o CEO do grupo, Philippe Daou Júnior.

Startups

As startups são empreendimentos com modelo de negócios inovadores, com impacto social e que solucionam problemas. Presentes no dia a dia de todos, elas são empreendimentos com modelo de negócio escalável, repetível e guiadas por uma ideia transformadora, com impacto social, seja um produto ou serviço, e que soluciona problemas.

Em 2023, a média de faturamento de cada startup no Brasil foi de R$ 876 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups. Elas também se caracterizam pela necessidade de tornar o empreendimento sustentável dentro do mercado econômico, sendo consideradas empresas de alto potencial e risco.

Startup Day 2024

É um evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado, Comunidade Tucuju Valley, Rede Amazônica, Amapatec, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Prefeitura Municipal de Santana e o Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O evento promove negócios inovadores, viabiliza networking com especialistas do ecossistema de inovação e estimula o surgimento de mais startups no Amapá. A programação realizada no último sábado, 16, aconteceu de forma simultânea em todos os estados do Brasil e Distrito Federal.

Texto: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *