O Círio de Nazaré em Macapá

Foto: Márcia do Carmo.
Como eu já disse aqui dezenas de vezes, sou um sujeito religioso, mas respeito todas as religiões, seja católica, protestante, islâmica, budista, espírita, candomblé, umbanda, etecétera e tal. Porém, acredito em Deus e entendo a importância da fé, tanto minha quanto a dos outros. 
Amanhã (9), cerca de 200 mil pessoas participarão da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Será a 77ª edição da manifestação de fiéis, que moram aqui e muitos de fora do Estado, em louvor a santa. O ato religioso é realizado na capital amapaense desde 1934.
A peregrinação pelas ruas de Macapá é a maior manifestação religiosa do nosso Estado. O Círio de Nazaré é, além de religiosa, uma herança cultural dos tempos que o faziamos parte do Grão Pará. O Amapá foi desmembrado do vizinho em 1943.
Não deixo de me surpreender, a cada ano, pela devoção das milhares de pessoas, sobretudo, as que se sacrificam pagando e fazendo promessas. São fies descalços, com objetos nas mãos e cabeças. Que saem da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a antiga Catedral de São José.
Mas espantoso mesmo são os que acompanham todo o trajeto na corda, puxada pelos devotos. Homens e mulheres que se empurravam ao redor da Santa por todo o percurso, que é de 3,5 km de extensão. Impressionante!
História
O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã.
Ah, o Círio de Nazaré de Belém (PA) é a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.
Enfim, minhas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. Que a manifestação de amanhã renove a esperança dos fiéis e promova a reflexão, sobre como ser melhor, nos que não possuem uma religiosidade tão aflorada. Portanto, queridos leitores religiosos ou não, desejo a todos vocês e suas famílias, um ótimo Círio.
Elton Tavares
Fonte: wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *