O Dia do Marinheiro e a vez que encontrei Popeye em Macapá

Este site, que já foi um blog e mantém esse nome, possui uma sessão intitulada “datas curiosas”. Pois bem, hoje é Dia do Marinheiro. A data homenageia a digna e honrosa profissão de marinheiro, o responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos.

A data foi instituída em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1807 e é considerado o patrono da Marinha Brasileira, devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e pelo serviço prestado à Marinha Nacional.

A Marinha do Brasil é uma das três Forças Armadas do país, assim como a Aeronáutica e o Exército. Os marinheiros da Marinha Nacional são responsáveis por defender a nação brasileiras, nos rios e oceanos.

Existem vários tipos de marinheiros, dependendo do trabalho específico que executam, como os mercantes, por exemplo, que viajam o mundo de país em país, levando e trazendo produtos e mercadorias e os militares. Conheço poucos marinheiros, como o amigo Job Lima Leal, oficial da Marinha do Brasil e marido da querida amiga Bernadeth Farias.

Lembrei de uma vez em que, quando eu estava cobrindo a troca de comando no Batalhão do Exército em Macapá, em 2011, me deparei com o oficial Cordeiro, da Marinha do Brasil.

Eu e o oficial Cordeiro – Foto: Marclene Oliveira.

Na hora pensei: “Macacos me mordam! Pelas barbas do camarão! O Popeye existe!”. Logo pedi para posar para uma foto com um dos heróis mais legais do mundo dos desenhos, ali personificado por aquele ilustre e simpático senhor.

A exemplo do personagem da ficção, o oficial Cordeiro é um marinheiro carismático. Sua semelhança com Popeye é incrível e como tô mais para Brutus, resolvi registrar. Enfim, parabéns aos marinheiros. É isso!

Elton Tavares

Fonte: Calendarr Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *