O Dia Nacional da Gentileza



Hoje, 29 de maio, é o Dia Nacional da Gentileza. O motivo da data é o seguinte: 


A data foi criada em homenagem a José Datrino, homem que percorria as ruas do Rio de Janeiro com sua túnica branca e barba longa espalhando palavras e atitudes gentis, que morreu em 29 de maio de 1996. Ele deixou como patrimônio histórico 55 painéis nas pilastras dos viadutos cariocas com suas “palavras de gentileza”. Entre elas está a frase “Gentileza gera Gentileza”.

Vocês têm o hábito de sorrir, cumprimentar as pessoas com quem convive ou tomar atitudes atenciosas com as pessoas? Eu tenho. 

São muitos “bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença, por gentileza, obrigado e desculpe” ao longo do dia. E é assim que tem que ser mesmo. Sem falar na tentativa de interagir de forma descontraída com as pessoas (nem sempre consigo). Quem me conhece sabe disso.

Admito, sou genioso, chato com horários e teimoso, mas educado, procuro tratar todos com respeito em qualquer ambiente social.  

Além disso, abraço meus familiares a e amigos, telefono pra saber como os que gosto estão, abro portas, cedo a vez, puxo cadeiras (quando lembro), entre outras coisinhas que colorem nossos dias e dos que convivemos. 

Ser gentil não dói e só traz benefícios pra quem exerce e para os que convive com você. Portanto, pratique a gentileza!

Fonte: Wikipédia.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *