O Gollum

Gollum é um personagem fictício das obras do filólogo e professor britânico J. R. R. Tolkien. Ele foi introduzido no romance infantil O Hobbit de 1937, Originalmente conhecido como Sméagol, ele foi corrompido pelo Um Anel e, mais tarde foi chamado de Gollum após o seu hábito de fazer “barulhos horríveis ao engolir sua garganta”.

Há exatos três anos, ele atua numa das principais assessorias de comunicação do Estado. Ao primeiro momento, parece dócil, prestativo e amigável Sméagol, mas assim como o personagem bipolar da saga da literatura inglesa e do Cinema, descobrimos que é o Gollum, a face do mal de Smeagol, que no filme foi corrompido pelo poder. 

Por coincidência, o arremedo de homem e profissional oportunista, é baixinho, pequeno, com aquele jeito asqueroso e invejoso de Gollum. Aliás, dependendo da circunstância, ele trama, puxa saco, derruba colegas e semeia todo tipo de discórdia a seu favor. Para fechar as comparações, também possui dois nomes, assim como o vilãozinho desprezível do filme. 

É. Posso ser ácido, duro, irônico e até visceral. Mas nunca, nunca mesmo, mau caráter. E outra, comigo não tem coleguismo com quem não presta. Falo mesmo e assino embaixo. 

Como disse o investidor e filantropo americano Warren Buffett: “Honestidade é um presente muito caro. Não espere isso de pessoas baratas.” 

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *