O humor do ribeirinho Epaminondas Gustavo e outras histórias e cotidiano amazônico

Epaminondas Gustavo, direto das ilhas do Pará, estará no dia 5 de maio em Macapá, depois de atravessar rios e igarapés, trazendo na bagagem uma sequência de histórias que serão contadas no show “Humor à Primeira Espiada”, no Teatro das Bacabeiras. Epaminondas é um dos personagem criado pelo juiz de direito Cláudio Rendeiro, e este show é uma criação dele em parceria com o humorista e cantor Adilson Alcântara, também paraense, com quem divide a cena. O show tem ainda caráter social, e o cachê de Cláudio Rendeiro será destinada à ações comunitárias.

Cláudio, Adilson e Epaminondas

Epaminondas Gustavo é o personagem mais conhecido do público e saiu dos palcos e rádios para as redes sociais, retratando o dia a dia na Amazônia, principalmente nas ilhas do Pará, que têm uma relação direta com o Amapá. O ribeirinho Epaminondas, interpretado pelo juiz do Tribunal de Justiça do Pará, Cláudio Rendeiro é de São Caetano de Odivelas, e tem um linguajar carregado de expressões facilmente identificadas por nortistas, ingênua, irônica e que são bastante comuns principalmente em Cametá, Abaetetuba e Igarapé Mirim.

Adilson Alcântara é o parceiro que transforma a apresentação em show, entremeando piadas e música. Com 25 anos de palco, ele é cantor, compositor, humorista e produtor cultural, com uma carreira consolidada em casas noturnas, teatro e eventos sociais. Neste show de humor ele mostra o talento diversificado e inova a cena com atuação teatral, humor e músicas de sua autoria.

Humor à serviço da cidadania

Mestre no improviso, Cláudio Rendeiro criou uma relação muito próxima da população, que se identifica com o personagem Epaminondas, e aproveita para passar mensagens de utilidade pública. Epaminondas dá orientações jurídicas através do Minuto da Justiça no programa “Escuta, Mano, o Meu Recado”, onde fala sobre cidadania. O personagem também participa da campanha do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de combate ao trabalho infantil, e da campanha de combate à violência doméstica, do Tribunal de Justiça do Pará, e tem um stand up com estes dois temas. A questão antimanicomial é abordada em uma palestra-show, e traduz em linguagem popular a conscientização sobre biometria e novembro azul.

Em Macapá, o “Humor à Primeira Espiada” chega com as expressões bastante populares, e que diariamente estão nas casas e redes sociais, onde as palavras “pavulagem”, “gito”, “porrudo”, “rezistro”, “arreda”, ganham mais graça no sotaque característico de Epaminondas e Adilson Alcântara, que contam e cantam as brigas com parentes como as quadrigêmeas, e as aventuras nas beiras dos rios amazônicos.

Serviço:

Humor à Primeira Espiada

Com Epaminondas Gustavo e Adilson Alcântara
Data: 5 de maio
Local: Teatro das Bacabeiras
Hora: 20h
Vendas: Sorveteria Jesus de Nazaré e pelo site: www.simpla.com.br
Informações: (96) 98139-9346

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *