O papa no Brasil, com a permissão dos Senhores do Mundo (crônica de Ronaldo Rodrigues)

O papa vem fazendo sucesso na terra brasilis. Com status de popstar, Francisco esbanja simpatia e carisma. E tem mostrado muita paciência também, do contrário não teria suportado Luan Santana cantando para ele.

A visita do papa me fez pensar umas coisas. Como estou lendo um livro que trata de planos esotéricos, conspirações cósmicas e outras maquinações ao longo da História, fico imaginando como se deu a mudança dos papas.

Teorias da conspiração existem aos montes, também me permito arriscar algumas. Então, lá vai:

A Igreja católica estava mal das pernas. Inúmeros escândalos de pedofilia. Os fiéis se mostrando não tão fiéis assim e debandando para outras religiões. E as outras religiões crescendo mais e mais, como as igrejas evangélicas e o islamismo. O quadro era desolador. Era preciso manter as ovelhas e arrebanhar mais algumas. O jeito era dar uma repaginada, um upgrade no líder da Igreja.

Os Senhores do Mundo, aqueles que movem as peças do xadrez da História, se reuniram e resolveram mudar de papa. Trocar aquele velhinho conservador, intelectual, elitista, por um mais jovem, de cabeça mais arejada, que em vez dos sapatos Prada (afinal, o diabo veste Prada) calçasse as sandálias do pescador, usasse a humildade como símbolo.
– E vamos colocar um argentino, só pra incrementar mais a coisa. Pior do que está não fica, já disse nosso patriarca, o palhaço Tiririca. – Disse o mais sábio dos Senhores do Mundo.

Os Senhores do Mundo continuaram traçando seus planos:

– O velho papa ocupará o posto de papa emérito. Ele vai gostar desse título, já que gosta de coisas pomposas.
– O novo papa fará opção pelos mais pobres, por isso sugiro que seu nome seja Francisco.
– Apoiado! Ele recusará alguns privilégios, como o trono de ouro. Só não vamos colocá-lo numa manjedoura porque seria um sacrilégio.
– Vamos aproveitar a Jornada Mundial da Juventude para fazer o novo papa bombar. O Brasil vai ser um ótimo teste de popularidade.
– Ainda mais que o novo papa recusará segurança. Já até escrevi o capítulo em que ele diz que quem fará a segurança do papa no Brasil será o povo.
– Muito bem! E eu escrevi o capítulo em que ele diz que o papamóvel não será o blindado. O novo papa não permitirá nenhuma barreira entre ele e o povo.

– Isso mesmo! Vamos resgatar a autoestima dos nossos fiéis.
– E fazer a Igreja Apostólica Corintiana, digo, a Igreja Apostólica Romana retomar o seu papel na História.
– Vamos à ação, senhores!
– E viva la revolución! Desculpem, senhores! Foi um momento de euforia. – Disse o mais exaltado dos Senhores do Mundo.

Aguardemos os próximos lances.

Eis aí a minha colaboração para as teorias da conspiração. Uma a mais, uma a menos não vai fazer diferença. Ou vai?

Ronaldo Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *