O TCC é um videoclipe (muito firme) : ‘MISS ME’, O CLIPE QUE REÚNE TODOS OS CLIPES


Fernando Ventura precisava montar um projeto de conclusão de curso para se formar em Arte & Mídia, na Universidade Federal de Campina Grande. Apaixonado por britpop, tirou da gaveta três músicas que tinha guardadas e apresentou como projeto a gravação de um EP e um videoclipe… e fez um dos vídeos mais legais do ano. 

Com o pomposo nome Grandphone Vancouver, gravou a canção “Miss me”, revivendo a história do videoclipe, com imagens que já estão grudadas na cabeça da geração MTV (ou das gerações MTV, a essa altura).

O vídeo começa com Bob Dylan e passa por Blur, Michael Jackson, Beyoncé, Nirvana, OK Go, White Stripes, Pink Floyd, Fatboy Slim, entre muitos outros. Não há nenhuma referência a clipes brasileiros, mas Fernando diz que internautas já criaram as suas próprias – como o vídeo foi feito em plano sequência, tem gente comparando com “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade.

A graça, claro, é reconhecer todas as referências.

O clipe foi gravado em um dia, 20 de maio, na Rua Marciel Pinheiro, em Campina Grande. O trabalho durou das 7h da manhã até as 7h da noite, num total de 25 takes (ele usou o último). 
– É um projeto de direção musical, videográfica e artística, com construção de site, figurino da banda, material impresso. Tinha essas músicas e decidi tirar da gaveta. Queria gravar músicas e lançar na internet, sem ideia de fazer shows. 
Fernando batizou o projeto de Grandphone Vancouver pois não queria usar o seu próprio nome e chamou alguns amigos para gravar as três canções. Ele mesmo canta e toca piano nas faixas, além de Giordano Frag na guitarra e baixo, André Victor no teclado e sintetizadores, Daniel Spiker na bateria, Fernando Nandel no trompete e Augusto Vasconcellos no trombone.
O EP é totalmente independente, bancado pelo pai de Fernando, que trabalha com mineração no interior da Bahia. As músicas são em inglês, pois o britpop é sua principal referência, e ele quis ser fiel aos ídolos. 
Nascido em Campo Formoso, na Bahia, Fernando se mudou para Campina Grande para estudar, em 2008. Quando a universidade voltar da greve, ele se forma em 40 dias e vai ver o que faz. Tem proposta de ir para a Inglaterra, morar com uma tia. Mas, surpreso com a boa recepção do clipe, agora pretende levar adiante o projeto da banda. Como tudo é muito novo, ainda não tem propostas de shows. Nos planos, apenas uma pocket show no dia da apresentação do projeto, na universidade mesmo. 
É muito difícil avaliar o poder da interner estando de fora, mas, quando acontece contigo, é muito forte. Não tenho a dimensão ainda, mas espero ter orgulho desse trabalho no futuro.
* Dica do amigo Ricardo Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *