O vereador de Macapá, a Semana Municipal do melody e a imbecilidade.


Assumir preconceitos é osso, eu já disse aqui que sou “pregofóbico” (não suporto bacacas, pregos, idiotas e etc.) e intransigente quando o assunto é música. Sei que é politicamente errado julgar as pessoas e suas preferências. Ok. Mas daí concordar com a disseminação de entalado de mau gosto, vereança imbecil e leis de merda é demais. 

Vamos por partes. Em nosso Estado, a mídia auditiva dominante é o Tecno Brega, o tal “Melody”. A batida nos dá a impressão que estão tocando a mesma música. A musicalidade é de gosto duvidoso e foi importada, como várias outras coisas, do Pará. Entretanto, faz mais sucesso do que a dita Música Popular Amapaense (MPA) ou o Marabaixo, que são genuínas da nossa cultura. 

Hoje (29), soube que um iluminado vereador de Macapá propôs a criação da “Semana Municipal do Melody”, que, se a loucura for aprovada, será celebrada anualmente, na primeira quinzena do mês de junho. 

A argumentação do autor da infeliz proposta é: “buscar o fortalecimento da cidadania por meio da música e de atividades culturais que constituem um instrumento privilegiado no processo de formação e transformação dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, é também importante ferramenta de inclusão social aos envolvidos com o Melody”. 

Como assim? A nossa capital tem tantos problemas e os vereadores poderiam se preocupar com tanta coisa mais importante. Aí aparece um cara e apresenta um Projeto de Lei destes. É como dizem: “seria cômico, se não fosse trágico”. 

Tudo bem que o grau de escolaridade, viagens, livros e o meio forjam nossa percepção de Cultura. Não culpo os que não sabem discernir o que lhe é imposto pelo voraz mercado fonográfico. Mas e o pessoal que é letrado, viajado? Com mandato então, esses que deveriam fazer algo. 

Não possuo conhecimento amplo sobre música, tudo que digo ou escrevo é baseado nos meus achismos e experiências de vida. Mas Melody é som medíocre, com letras infames, versos clichês e sonoridade repetitiva. 

Os que se dizem “ecléticos” (pessoas sem senso crítico musical ou opinião formada sobre música) irão adorar essa lei de merda. Aliás, eles são falsos liberais, que pregam a “gentebonisse” e no fundo são homofóbicos, racistas, xenófobos, etc. É, pequenas coisas fazem falta para muitos e eles nem percebem. 

Muitos já disseram que isso é uma limitação minha, se for, amo tais limites. Outros me chamam de preconceituoso, não acho. Na verdade, brinco e afirmo que o que tenho é conceito, isso sim. Afinal, se eu gostasse de Brega, Pagode e Sertanejo, universitário ou não, seria “eclético” (desculpa recorrente do mau gosto musical de 9 entre 10 amapaenses). 

Se você leu este texto e achou arrogante, é por que também está nesta esteira de montagem de babacas. Senão, está no mínimo rindo. Por fim, deixo claro que não tenho preconceito musical. O que tenho é conceito mesmo. Bom fim de semana pra vocês. 

Elton Tavares
  • Fala sério !!! Eu não sei o que é mais degradante… Se aqueles bailes Funk do Rio/SP ou essa esquizofrenia Melody que está imapregnado aqui no AP… FÔÔÔÔLEGO !!! Aproveitem e “Hang the Deejay” !!!!

  • Além de dar muito valor às manifestações corajosas/ousadas sobre música e comportamento em geral, achei de bom gosto o alerta para tantos problemas de logística e qualidade de vida de uma cidade, que requerem toda a atenção possível das pessoas envolvidas.
    Isso quer dizer que nós cidadãos não iremos nos “distrair” com a “força de vontade” de contribuir para a cultura de um povo por parte de algumas figuras políticas que pregam a alienação coletiva. Post mais que incitante. Adorei!
    PS- E, não, não achei engraçado isso é muito sério.

  • Realmente, existem coisas bem mais importantes para ser objeto de Lei. Mas… é como costumo dizer, o poder de mudança poderá ser exercido muito em breve (outubro está bem próximo)! Pobres de espírito esses bregueiros….

  • Complicada a situação, mas vou me prender a análise política. Quer a tradução desse projeto de lei? Vou responder musicalmente:

    “Eu quero o mesmo inferno
    A mesma cela de prisão – a falta de futuro
    Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro”
    (Titãs)

  • Poderiamos ter semanas de divulgação de trabalhos científicos e debates sobre como a ciencia poderia solucionar os problemas de infraestrutura no estado.
    So atraves da ciencia poderemos ter melhoria na qualidade de vida da população.
    Nestas semanas poderiamos despertar interesses pelas empresas que levariam a finaciamentos suficientes para gerar tecnologias mais eficientes, onde poderia ser agregado valores.
    Valores não apenas fianceiros, mas tambem intelectuais.

    Cleyson Santos de Paiva

  • Concordo com vc mano! Foda-se quem vier com papo de respeito ao gosto dos outros…as pessoas que ouvem essa merda, sao as mesmas que enchem o porta malas do chevette com auto falantes, e twitters, e cornetas, e tocam essa bosta no ultimo volume, parecendo que a criatura ta cantando e fritando peixe….ou, sao as que ficam dancando em volta….cade o respeito a integridade do meu cerebro ou ao bem estar coletivo? Da vontade de gastar uma grana e colocar um trio eletrico no meu carto so pra esfolar o Rammstein do lado desses “chevettes”, na verdade, ja fiz isso muito tempo atraz…lembra daquele meu uno? A gente botava o rage against na fuca dessa galera e eles saiam reclamando. Faltou dar nome aos bois amigao…quem? Quem foi o autor dessa proposta de suma importancia? – abraco, Lenio.

  • Esses pó- liticos nitratos de pó-dela ,apostam todas as suas fichas no “Pannis et circences ” e querem a todo custo abduzir toda a população com excesso de porcaria ,baixaria,cultura do sangue e do crime,pois ocupados com tanta merda , eles os fdps são perpetuados no poder,pois o povo inebriado não tem como adquirir senso critico,bom gosto,cultura de verdade e muito menos tempo e energia para tirar os cagões do poder. voto nulo nessa corja e suas idéias de Jerico, sem ofender o nobre animal.

  • esse vereador é um fdp.. sem noção.. o minimo que ele vai alegar é descriminação de uma boa parte das pessoas que não atendem a sua vontadade..mas fazer oq? certos “representantes” não representam nem merda.. na verdade representam.. Reperesentam as merdas que eles fazem e esse ai, literalmente vai querer representar uma merda de sons..

  • O problema não é o estilo de musica que ele curte…Mais sim o que ele ta fazendo de bom pela sociedade? Macapa ta com mais de 60 pontos de alagamento…Ruas esburacadas…criminalidade crescendo….emprego ta dificil e o cara vai me dar uma merda de dia do melody? Vai …..”Xingamentos a seu criterio”%¨@#!!$#!

  • Concordo em genero, numero e grau com todos os tipos de revoltas contra esta lei, que na minha opiniao vem de encontro os bons costumes das familias e dismerecer as necessidades básicas do ser humano como: saude, educação, segurança, saneamento básico entre outros, que a lei nos assegura, mas que por falta de interesse e vontade política, ou seja, todo e qualquer politico que elegemos é para defender nossos interesse dentro das prioridades acima citada, que estão afetanto nosso povo, e este vereador que acredito não conhecer nossa realidade, pois alencou o dia do melody como prioridade,isso é mais importante? o que isso faz pra mudar a nossa vida? isso trouxe mais recurso pra investir nas necessidades basicas do povo? é isso que você espera de um vereador? sou amapaense filho de amapaense e me inojo de absurdos como este, e de ser mandado por pessoas que vem de fora consetido pela maioria de nos, como se nós não tivessemos capacidade, tenho 40 anos formado em educação fisica e até agora nao tive uma boa oportunidade, mas pessoas que vem de fora começa hoje e amanhã ja tem carro, casa e varios outros bens e a gente nem sequer uma oportunidade, por que será, quem manda é de fora? isso merece uma reflexão por nós amapaenses e os que se dizem amapaenses de coração, ou será que dizem isso por seus contra-cheques gordos e ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *