Obra organizada por pesquisadores da UNIFAP e UFMT apresenta estudos e pesquisas sobre o campo da Cultura

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), vinculado ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, em conjunto com pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT), apresentam o livro Estudos de Cultura: Abordagens e perspectivas.

Os organizadores são os professores Drº. Antônio Sardinha, Drº. David Júnior de Souza Silva, da UNIFAP, e Drº. Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT), com publicação pela Editora da Universidade Federal do Amapá.

A obra contou com a participação de pesquisadores brasileiros de Universidades das regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste, além de pesquisadores estrangeiros da Guiana, Guiana Francesa, Suriname e de duas universidades europeias – Universidade Livre de Amsterdã e University of Twente Enschede, Países Baixos.

A obra resulta da cooperação, iniciada em 2018, entre o Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“O que procuramos com esta publicação foi conectar perspectivas, abordagens, preocupações e visões de mundo que permeiam as investigações no campo de estudos de cultura. O processo de curadoria do livro acentua dois caminhos: a formação e consolidação de parcerias com pesquisadores em universidades brasileiras e a ampliação de possibilidades de cooperação e investigação com pesquisadores da Amazônia Caribenha”, destacam os organizadores da obra.

O livro contou com avaliação de um comitê ad hoc convidado exclusivamente para avaliar a produção dos autores. Foram 19 pesquisadores de 13 instituições de ensino superior, todos doutores e com experiência de pesquisa para a avaliação das contribuições enviadas pelos colaboradores da obra. Essa decisão permitiu um trabalho marcado pela produção coletiva capaz de tornar o próprio processo de concepção, produção e editoração do livro em uma experiência de aprendizagem.

Cooperação e internacionalização

A publicação resulta de um esforço de cooperação entre pesquisadores situados em territórios distintos: Amazônia, Cerrado, Pantanal, sertões e a Amazônia Caribenha, na América do Sul. “Observamos aqui um mapa das margens ou das franjas do amplo território brasileiro e sul-americano (amazônico-sertanejo-pantaneiro-cerradeiro), investido do poder de perguntar o que sabemos de nós mesmos e o que estamos fazendo para simplesmente saber, por meio das práticas e processos de pesquisa dos textos aqui publicados, ensejar algumas faíscas na produção de conhecimento sobre o que é e o que pode ser o amplo campo da cultura”, destacam os organizadores.

Como acessar a obra

A obra está disponível para acesso gratuito nos endereços abaixo:

Editora UNIFAP

Estudos de Cultura: Abordagens e Perspectivas

Ascom Unifap, com informações do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas/Unifap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *