Oferta do curso “Fundamentos e Métodos do Ensino Religioso”

O curso de atualização “Fundamentos e Métodos do Ensino Religioso” é uma iniciativa do Conselho de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul (CONER-RS), organizado pelos docentes Marcos Vinicius (UNIFAP) e Sérgio Junqueira (IPFER), com o objetivo de introduzir a estrutura básica do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. “O objetivo é colaborar na formação de professores na área de estudos de Religião, aplicando o ensino religioso de história a partir das pesquisas realizadas na UNIFAP e no IPFER”, explica o Dr. Sérgio Junqueira.

O curso possui três linhas de pesquisa específicas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo elas:

O Ensino Religioso de História;
Manifestações Culturais a partir da História e da Ciência da religião;
Cultura Afro Indígena.

Como o curso surgiu

A ideia do curso surgiu da parceria entre o grupo de pesquisa do Programa de Mestrado profissional (ProfHistória) da UNIFAP e o Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Para que o diálogo se tornasse nacional foram surgindo diversas parcerias como o Conselho de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul, o Conselho de Ensino Religioso do Espirito Santo e a Associação de Professores de Ciência da Religião do Pará. “A ideia surgiu dessa parceria que nós temos com o grupo de pesquisa coordenado pelo prof. Vinicius na UNIFAP. A gente trabalha tentando verificar aspectos para melhorar a formação dos professores a partir desse eixo religião e política. Na verdade, o curso também é consequência de um projeto de produção de livros que nós temos. É uma coleção de estudos de religião onde nós dialogamos com pesquisadores do Norte e do Sul sobre teses especificas de religião e política que também interferem nas aulas de história de ensino religioso”. Destaca o prof. Junqueira.

Participam do curso de atualização professores de todas as regiões do Brasil, ofertando conteúdos teóricos e metodológicos. O curso contou com cerca de 1.500 inscrições.

Vídeo: Lançamento do Curso de atualização Fundamentos e Métodos do Ensino Religioso:

Texto: Lana Dantas (estagiária de Jornalismo da ASCOM/UNIFAP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *