Oficina de teatro no Amapá é inspirada em livro de ginasta francês

teatro1

Por Jorge Abreu

A companhia de teatro independente Sem Teto promove uma oficina inspirada no livro ‘O Corpo Poético’, do professor de educação física e ginasta francês Jacque Lecoq. A oficina iniciou no dia 30 de março e segue até 3 de abril, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

De acordo com o ministrante da oficina, o ator Ton Rodrigues, de 31 anos, a arte conta com diversas ferramentas físicas que contribuem com outras atividades do cotidiano. Com mais de 10 anos de experiência em teatro, Ton é formado em artes cênicas pela Escola Técnica Estadual Martins Pena, do Rio de Janeiro.

“Jacque Lecoq viu a importância da expressão corporal na educação física, assim como na arte cênica, circense e até em outras profissões. Como ginasta, ele fez uma grande pesquisa que trouxe técnicas e aperfeiçoamentos para a mímica e outros movimentos comunicacionais por meio do corpo”, explicou o ator.

Para a estudante de educação física Ingrid Rayana Lima, de 23 anos, a oficina pode influenciar de forma positiva na profissão. “O teatro trata mais do que encenação, é uma forma de aprimorar o conhecimento teórico e prático sobre os estudos de expressão”, afirma.

A estudante ressalta que dentro da educação física o conhecimento sobre expressão corporal é fundamental. “O corpo é o instrumento da educação física. A cultura corporal do movimento é importante para a profissão e é com isso que trabalhamos em nossa rotina”, analisa Ingrid Rayana, após exercícios monólogos de mímica.

A divulgação da oficina foi feita pelas redes sociais e é gratuita ou de colaboração voluntária. O limite era de até 20 pessoas, mas devido a uma procura significativa no primeiro dia de oficina, a companhia abriu novas vagas. Para participar os interessados ainda podem mandar um e-mail para [email protected].

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *