OFICINA GOURMET – Crônica de Marcelo Pereira

Crônica de Marcelo Pereira

Que tempos terríveis estão vivendo os machões! Digo mais: A figura do macho-alfa está praticamente extinta! E quem diria que isso iria começar a acontecer há mais ou menos dez anos…Mas voltando um pouco no tempo, tento lembrar onde esse fenômeno começou.

Lá no início dos anos 2000 (segundo estudos feitos em meu oráculo: o Google) começou a febre gourmet.

Explico: TUDO virou gourmet, a varanda é gourmet, o hot dog, a feijoada – acreditem, até a feijoada – tornou-se do dia pra noite, gourmet. Me perdoem os moderninhos, mas isso é demais.

Saudosos tempos em que íamos à padaria comprar nosso pãozinho careca diretamente com o dono. Tempos bons aqueles! Hoje em dia para ir à mesma padaria você passa por educadas moças que querem, por que querem, que você assine a revista X ou faça uma visita (sem compromisso) ao clube Y. Depois de muito penar você consegue se desvencilhar das contudentes senhoritas e avança rumo ao balcão, esperando encontrar o seu salvador: Seu Manoel, o querido padeiro! Tal grande é a sua surpresa quando percebe que, ao invés do Manuelzinho você encontra uma figura de branco, com gorro e máscara, aparentando que à qualquer momento irá fazer uma cirurgia naquele local. É a maldita febre gourmet!

Ao pedir os pãezinhos para o jovem doutor, mais uma decepção, você recebe o dito cujo acondicionado em uma sacola de papel. Diabos! Onde está aquela saudável tira de papel que o Seu Manoel usava para enrolar os pães? Era maravilhoso o poder isolante daquele pedaço de papel em nossas mãos, íamos felizes em nossas bicicletas levando aquilo, com o risco constante de ser feito vítima dos cachorros da rua, prontos para nos morder e levar o bendito pão de nós…ai que saudade daquela época!

O mesmo acontece no restaurante, na lanchonete, no supermercado, e até o seu melhor amigo começou a aderir à moda, instalando uma varanda gourmet. O traidor diz que foi forçado pela esposa a dar novos ares à casa, mas no fundo você percebe que o Judas traiu mesmo a causa, com gosto.

Cabisbaixo você volta pra casa, pelo menos a velha televisão não vai te decepcionar, ainda tens a oportunidade de ver seu velho seriado, aquele com violência, sangue, pauladas e tiros! Diversão garantida! Porém, para sua lástima, o seriado foi trocado por um novo reality show capitaneado por uma psicóloga chamado “Conte seus problemas”. É de matar, a televisão transformou-se em gourmet também.

Ao raiar do dia, depois de findo o café, você leva seu possante, aquela máquina maravilhosa dos anos 90 que só você ainda tem, motorzão 2.0 bem beberrão, que só consome gasolina (motor flex é coisa gourmet) ao seu mecânico de confiança. Todo machão sabe que o segredo para ter sempre um excelente carro é a mecânica preventiva.

Ao chegar à oficina, um princípio de infarto ocorre! O que é isso? O Pedroca pintou tudo! Tem neon na entrada meu Deus! A oficina parece uma sucursal do Palácio do Alvorada, os mecânicos estão usando macacão, botas e bonezinhos…

Essa traição você não pode aguentar. O último bastião da moral cristã (a oficina de automóveis) foi corrompida. A oficina do Pedroca – que insiste em ser chamado de Pedro Vasconcellos foi violada, agredida pela nova moda.

Antes de ter uma síncope, tenho um vislumbre do futuro: todos dando as mãos, felizes, maravilhados, cães e gatos são agora irmãos, as guerras acabaram, não existe mais dor ou desespero, os últimos machos alfa estão mortos e os malditos Gourmets dominaram o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *