OFICINA “O CORPO ESTRANGEIRO E SUA DANÇA PESSOAL”

O Frêmito Teatro, companhia de teatro amapaense promove na cidade de Macapá a oficina “O corpo estrangeiro e sua dança pessoal” do ator, diretor e preparador corporal Tomaz de Aquino, de Fortaleza (CE).

A oficina é voltada para atores/atrizes, bailarinos/bailarinas e demais profissionais interessados em pesquisas voltadas para o estudo do corpo e sua expressividade. Tomaz de Aquino, atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará, integrante do grupo MiMo Teatro e possui uma vasta experiência em pesquisas e direção de espetáculos que exploram o corpo como centro da potência criativa e expressiva do ator.

Em paralelo ao seu trabalho no teatro, Tomaz já foi produtor de casting do longa metragem “Tatuagem” e preparador de elenco do média “Sonhos de Papel”, foi ator nos filmes “As mães de Chico Xavier”, “Cine Holliúdy 1” e atualmente está atuando também no “Cine Holliúdy 2” que teve sua estreia nacional neste mês de março.

Na oficina “O corpo estrangeiro e sua dança pessoal”, ele propõe um diálogo com o Butoh (dança teatro japonesa surgida após a Segunda Guerra Mundial), o treinamento expressivo-poético e a meditação para inserir o participante dentro do universo de um corpo desconhecido, tendo o seu corpo como matéria-prima de construção de qualidades de energias e emoções e não como um instrumento que porta e coleciona técnicas.

As experiências práticas da oficina, segundo Tomaz “são uma viagem ao vazio criativo por meio de um espaço laboratorial onde o participante é o centro da cena, cartografa o seu corpo, conhece-o intimamente, sabe as possibilidades do seu organismo e tem fôlego para ir além nesse trabalho sobre si, debruçando-se, em seus encontros e descobertas, sobre sua parte mais íntima para ser capaz de extrair a menor partícula de vida e verdade, enfatizando, assim, a sua potência criadora. O participante perceberá ao longo desta investigação sensível que é do seu corpo que partem as questões e a pulsão criativa para uma possível dramaturgia corporal no espaço”.

A oficina ocorrerá no período de 01 a 05 de abril de 2019, de 18h30 às 21h30, no Espaço Garden in Cena, situado no primeiro piso do Amapá Garden Shopping. O investimento é de R$ 50,00 por participante com emissão de certificado ao final da oficina. As inscrições podem ser feitas pelo fone/whatsapp (96) 98107-1972 ou pelo e-mail [email protected].

Assessoria de comunicação da Frêmito Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *