Onde tem fumaça, tem ovelha-nuvem

Os nossos publicitários maravilhosos devem ser uma categoria altamente preocupada com o aquecimento global. Para salvar o meio-ambiente eles reciclam tudo, inclusive ideias. Esse é o caso do novo comercial promovendo o Volkswagen Space Fox. A AlmapBBDO, depois do sucesso do cachorro-peixe, resolveu investir em uma ovelha-nuvem…
O conceito (?) ainda é o mesmo do comercial anterior, ou seja, no Space Fox “Cabe tudo o que você imaginar”. O problema é como os nosso criativos publicitários tentaram explicar essa ideia. O fato é que se você estiver dirigindo um carro e avistar um cachorro-peixe ou uma ovelha-nuvem é hora de deixar a sua mulher assumir a direção. Por que, com certeza, você não deveria estar dirigindo..
No filme, que tem produção da FatBastards/Moviart e direção de Pedro Becker, um sujeito solitário com o seu SpaceFox é parado por um rebanho de ovelhas. O motorista avista algo estranho. Então surge uma bizarra ovelha-nuvem. E ambos se tornam inseparáveis. A ovelha viaja no banco do carona e ainda ajuda a limpar o carro. E o animal ainda faz “chover” em cima do motorista para que ele tome banho. Que tipo de substância sai dessa ovelha é algo a se imaginar.
No meio dessa relação, digamos assim, idílica, um vento forte afasta a ovelha-nuvem de seu novo amigo. O motorista parte desesperado em busca do animal. Note que ele pergunta para algumas pessoas se elas viram alguma ovelha-nuvem e elas respondem não. E isso explica muita coisa, aliás, explica praticamente tudo. No fim, o motorista reencontra a ovelha e ambos vivem felizes para sempre.
Repetir uma ideia está longe de ser um sinal de criatividade. Mas o grande problema do comercial é por que criar uma ovelha-nuvem. Quem é o público comprador do Space Fox? Os fãs do Marcelo D2? Isso não faz o menor sentido. Moral da história: onde tem fumaça, tem ovelha-nuvem…
A quem interessar possa: a estratégia de comunicação da campanha também inclui um hotsite, em www.vw.com.br/spacefox, no qual a marca disponibilizará a imagem da Ovelha-Nuvem para os usuários. Com o tema “Onde está a Ovelha-Nuvem?”, os internautas poderão levar a ovelha para as suas fotos pessoais.

A Ovelha-Nuvem poderá ser incluída em fotos do Facebook, em imagens da webcam ou em arquivos que estejam no computador do usuário. Para a geração Restart saber: a trilha do filme é um cover de “Have you ever seen the rain?” do Creedence Clearwater Revival muito inferior ao original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *