Ontem foi noite de Marabaixo!


Quando adolescente, ia muito ao Marabaixo com meu saudoso pai. Depois que ele partiu, deixei isso de lado. Ontem (5), fui ao bairro do Laguinho, na zona Norte de Macapá, prestigiar a tradicional festa negra do Amapá. 

De acordo com o texto do amigo Edgar Rodrigues, o Marabaixo é um tradição secular que passa de geração em geração através dos anos. É dançado na capital, Macapá, anualmente, nos meses de maio, junho e julho, nos bairros do Laguinho, na Favela e na comunidade do Curiaú.

A festa Marabaixo é uma comemoração religiosa que acontece no Amapá, praticada por remanescentes de quilombos, os quais demonstram sua fé através da dança, do canto e do consumo da gengibirra, bebida feita à base de gengibre e álcool. Eu tomei algumas gengibirras, claro!

Pois é, ontem fomos a sede do grupo Raimundo Ladislau. Lá reencontrei amigos e boas lembranças. O batuque das caixas, as dançadeiras e a energia da cultura. Foi muito bom voltar a sentir o Marabaixo. Claro que fiz alguns registros fotográficos, como não poderia deixar de ser (clique nas fotos para melhor visualização). E foi assim que decidi voltar a ser frequentador lá dos campos do Laguinho. 

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *