Operação Azougue combate a comercialização de mercúrio no Amapá


A Polícia Federal desencadeou, nesta quinta-feira (7), a Operação Azougue, com o objetivo de colher provas a respeito de empresas que comercializam mercúrio metálico (conhecido popularmente como azougue), sem autorização do órgão ambiental. As empresas fomentavam a extração de ouro nos garimpos, podendo causar poluição e problemas de saúde pela manipulação incorreta da substância.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, no município de Macapá, expedidos pela Justiça Federal no Estado do Amapá, que culminaram na apreensão de 25 quilos de mercúrio e 1 kg  de ouro.

A investigação teve início em 2011. O mercúrio é um metal líquido muito usado nos garimpos, facilitando a identificação do ouro “in natura”, em meio a outras substâncias sólidas. O quilo da substância era vendida a R$ 600 aos garimpeiros.

No entanto, a substância pode transformar-se em vapores tóxicos e corrosivos, e, quando inalado ou ingerido, pode causar sérios danos à saúde, atacando órgãos e sistemas mais vulneráveis, tais como o sistema nervoso central, bem como o renal e o pulmonar.

Além do comércio ilegal de mercúrio, as investigações destinam-se a apurar se as empresas estariam operando irregularmente, sem autorização do Banco Central, e adquirindo ouro de áreas não autorizadas pelo Departamento de Produção Mineral (DNPM).

Os integrantes das empresas serão investigados pelos crimes de formação quadrilha,comércio e depósito ilegais de substâncias tóxicas, exploração ilegal de matéria-prima pertencente à União e funcionamento irregular de instituição financeira. Somadas as penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
Tel: (96) 3213-7534

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *