Organizações sociais do município de Santana podem se inscrever em evento que incentiva práticas colaborativas

As OSCs (organizações da sociedade civil) do município de Santana (AP) que têm interesse e/ou atuam com educação de crianças e adolescentes podem se inscrever para o encontro que apresentará a 2ª edição do programa “Experiências em Rede: Práticas educativas e colaborativas entre as OSCs”, que ocorre no dia 1º de junho, às 14h00 (horário de Brasília). A inscrição deve ser feita pelo site.

O programa incentivará a construção de ações colaborativas entre OSCs de um mesmo município para que, juntas, contribuam no combate ao abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes.

O município está entre os 45 territórios prioritários da iniciativa. Eles foram selecionados com base em indicadores relacionados à qualidade da educação e ao contexto social de vivência que, quando combinados, caracterizam uma situação de vulnerabilidade social.

Após o encontro de apresentação, as OSCs dos municípios prioritários que preencherem os pré-requisitos serão convidadas para participar de um percurso formativo realizado a distância, em que serão ofertados conteúdos para a elaboração de um plano de ação. Os planejamentos concluídos serão submetidos a uma análise e os que forem aprovados receberão apoio técnico e fomento financeiro para sua implementação.

“A pandemia provocou uma série de mudanças na relação entre o estudante e a escola. Após o período mais grave da Covid-19, ainda há crianças que não retornaram ao convívio escolar ou estão em risco de evasão. Por estarem inseridas na realidade do território, as organizações da sociedade civil possuem um olhar no qual podem apontar soluções para este desafio”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Evasão escolar

A evasão escolar é um problema que está presente na realidade de dois em cada dez estudantes, como aponta a pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, elaborada pelo Datafolha em dezembro de 2021 a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O Programa

A expectativa é selecionar redes formadas por OSCs de cidades prioritárias, em todo o país. Confira a lista dos municípios no mapa da página. Em 2021, mais de 10 mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelo programa, por meio de 173 organizações participantes, em 41 municípios. Os resultados podem ser conferidos neste vídeo:

Serviço:

Organizações de Santana (AP) podem se inscrever em evento que incentiva práticas colaborativas

Inscrições para o encontro: até 31 de maio, gratuitamente

Data do encontro: 01/06, às 14h

Onde: site do Itaú Social

Municípios prioritários: disponível no mapa no final da página

Itaú Social – Assessoria de Imprensa

 

Tamer Comunicação – 11. 3031-238

Elaine Alves – [email protected] – 11. 97514-0799

Iris Bertoncini – [email protected] – 11. 98831- 2616

Lucas Abreu Antonio – [email protected]

Coordenação: Ana Claudia Bellintane – [email protected] – 11. 99849-5628

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *