HOJE: Orquestra de músicos do Amapá e Guiana se apresenta pela 1ª vez no AP

orquestra1111

Por Fabiana Figueiredo

Macapá assistirá pela primeira vez a apresentação da Orquestra Regional de Jovens da Amazônia, formada por músicos do Amapá e da Guiana Francesa. O grupo binacional é resultado de um acordo de cooperação de ensino assinado entre instituições do Brasil e da França. O concerto será gratuito no sábado (4), a partir de 20h, no auditório de uma faculdade particular da Zona Oeste da capital.

A Jovens da Amazônia é integrada por alunos das orquestras Essência, de Macapá, administrada pela Associação Educacional e Cultural Essência, e Ensemble Instrumental du Conservatoire, da Guiana Francesa, organizada pelo Conservatório de Dança, Música e Teatro Edgar Nibul. O grupo amapaense é composto por 43 músicos, e o francês, por 30.orquestra111

Em 2014, quando as duas filarmônicas buscavam assinar o acordo, elas se apresentaram juntas no palco do Teatro das Bacabeiras, mas não como uma só orquestra.

Intercâmbio

Além da orquestra Jovens da Amazônia, que pretende fazer apresentações a cada semestre, o acordo também proporciona estudo gratuito para alunos amapaenses que tocam na Essência.orquestra11

“Alguns professores guianenses vieram, nos ouviram e aprovaram que alguns deles façam parte da universidade e do conservatório. A ideia é que, a cada ano, pelo menos um aluno vá estudar lá”, disse a presidente da associação cultural, Heloisa Sampaio.

Na segunda quinzena de março, a Orquestra Essência foi até Caiena, capital da Guiana Francesa, para firmar o acordo. O contra-baixista amapaense Marcos Sidney Júnior, de 23 anos, foi o primeiro aluno que viajou para estudar na universidade francesa a partir da cooperação. Ele também ganhou bolsas de estudos para cursos de música e de língua francesa.orquestra1

“Essa cooperação é importante porque os alunos poderão ter oportunidade de estudar a música e o instrumento que eles tocam, além de conhecer várias vertentes musicais. É tudo para eles”, afirmou Heloisa.

O concerto de sábado vai apresentar clássicos da música erudita, e será regido pelos mestres Elias Sampaio, amapaense, e Jean-Yves García, guianense.

Serviço

Concerto da Orquestra Regional de Jovens da Amazônia
Dia: 4 de abril
Hora: a partir de 20h
Local: auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) – Rodovia Duca Serra, nº 350, bairro Alvorada
Entrada: gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *