Orquestra Essência abre 400 vagas para iniciantes no Amapá

Por John Pacheco, do G1 Amapá

A Associação Educacional e Cultural  Essência abre inscrições a partir deste sábado (15) para a inclusão de novos alunos no sistema de bandas e orquestras, espalhados em 10 polos no Amapá. Ao todo serão disponibilizadas 400 vagas – 40 para cada pólo – para o curso de alfabetização musical. As inscrições poderão ser feitas na escola Meu Pé de Laranja Lima, localizada na Avenida Cora de Carvalho, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá.

O valor da inscrição é uma resma de papel, equivalente a 500 folhas, e não tem distinção de local ou renda, todos podem se inscrever e escolher o pólo de aprendizado, que são nos bairros Lago da Vaca, Jardim I, Santa Inês, Santa Rita, Congós, além da comunidade quilombola do Curiaú, a 6 quilômetros de Macapá.

O coordenador artístico da associação, maestro Elias Sampaio, explica que vagas serão ofertadas também para os municípios de Ferreira Gomes, Pedra Branca, Santana e Serra do Navio, com pontos de inscrição  montados nas próprias cidades.

No sábado, as inscrições serão feitas somente na escola Meu Pé de Laranja Lima, e a partir de segunda-feira (17) outros pontos pela cidade serão disponibilizados. As aulas iniciam ao fim do preenchimento das vagas. Elias detalha que a alfabetização musical consiste em três ciclos, cada um com duração de 3 meses, com aulas uma vez por semana.

“Temos três etapas na iniciação que são o canto coral, prática de flauta doce e percussão e somente após esse período haverá a escolha do participante para tocar algum instrumento. Mesmo sendo para iniciantes os interessados no curso têm que ter acima de 6 anos, mas vamos selecionar 30 vagas para crianças de 4 a 6 anos”, explica Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *