Orquídea ainda não identificada flore no orquidário municipal

Uma orquídea rara e não identificada chamou a atenção dos especialistas. A planta, ainda sem nome registrado, floriu no Orquidário Municipal Teresinha Leite Chaves, em Macapá. A orquidófila Fátima Almeida e o biólogo Patrique Cantuária, responsável por monografar orquídeas, afirmam que a espécie pode ser específica da região do Amapá.

A planta, que tem beleza exótica, foi identificada como sendo da família Catasetum, mesmo sendo muito parecida com a espécie conhecida como Barbatum. Uma primeira análise feita por um dos maiores especialistas de plantas dessa família no Brasil, João Batista Fernandes da Silva, engenheiro florestal no Pará, comprovou que a filogenia e o DNA são diferentes, levando a acreditar que se trata de um híbrido natural do Amapá.

A espécie foi encontrada durante excursão de pesquisa, feita em 2016, pelo engenheiro João Batista, orquidófila Fátima Almeida e o biólogo Patrique Cantuária no município de Serra do Navio (AP). A flor foi enviada para fora do país para ser analisada.

O Orquidário Municipal Teresinha Leite Chaves

Criado em 2011, hoje possui em seu acervo cerca de 360 orquídeas, além de 76 bromeliáceas. O primeiro continha 245 plantas, entre bromélias e orquídeas, e foi doado pela família da bióloga e orquidófila Terezinha Leite Chaves. Em 2016 recebeu o acervo particular do biólogo Patrique, que está concluindo seu doutorado em Orquídeas pela Bionorte. O local é aberto ao público. As visitas devem ser previamente agendadas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), na Rua Clodoaldo da Silva Matias, nº 1530, bairro Jardim Felicidade I.

Aline Brito/Asscom Semam
Contato: 99171-6190

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *