Os 35 anos de história e música da Banda Placa

A banda Placa completa 35 anos de carreira hoje. E de muita história e música. O grupo musical surgiu em fevereiro de 1983, com o fim da da banda “Os Setentrionais”. Sua criação aconteceu em nove de março do mesmo ano, na antiga Praça Zagury, centro de Macapá, com o nome Placa Luminosa. Da formação original da banda, continuam apenas Carlitão e Álvaro de Jesus Gomes, seu irmão.Outros renomados músicos passaram pela Banda, como Joaquim França, Joãozinho Batera, Osmar Júnior, Pintinho, Raimundão, entre outros. Com certeza, eles abriram caminho para que outras bandas passassem.

Desde que surgiu, a Banda Placa tem a inovação como uma de suas principais características. Ao longo de sua história, o grupo desenvolveu vários projetos com o intuito de valorizar a cultura e a música amapaense. o grupo lotou praças, quadras de escolas e clubes e é responsável pela trilha sonora da memória afetiva da então juventude amapaense dos anos 80 e 90.

Carlitão e demais componentes da Banda Placa realizaram projetos culturais, sociais e educacionais importantes fomentadores do legado da produção cultural amapaense e da história de sua gente. Aguns deles foram: A Vida e Obra de Paulo Diniz; Rock Luz; Carnaval do Povo; Música na Escola; Mazagão Velho dois séculos de Cultura; Ponto de Encontro; Placa Esporte Clube; Alé; Frutos e Sementes; Tambores; Nossos Ídolos e Aiô Folia.

A formação atual da Banda Placa possui 12 integrantes, são eles: Carlitão e Batan (vocalistas), Alan Gomes (baixo), Álvaro Gomes (guitarra), Macarrão (bateria), Diego Gomes (percussão), Grilo (percussão), Sinei Sabóia (trompete), Amilson (teclado), Nel (sax e flauta), Valério (percussão) e Xuxu (trombone).

A contribuição da banda Placa para a música amapaense e cultura do Amapá é imensa. Quando o grupo se apresentava em uma festa, a diversão era garantida. Lembro bem dos bons tempos do Carnaval do Povo na Praça da Bandeira. O Carlitão era amigo do meu saudoso pai, Zé Penha e eu nem sei dizer desde quando conheço o Alanzinho. Até hoje os caras seguem pisando forte e fazendo a alegria da população de Macapá. A todos os envolvidos nessa linda história, nossos aplausos e agradecimentos. Parabéns!

Elton Tavares, com informações das jornalistas Rita Torrinha e Flávia Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *