Os 48 anos do Banco da Amizade (a festa tá rolando no Laguinho)

Nesta quinta-feira (26), é aniversário do Banco da Amizade, no tradicional bairro Laguinho, na Zona Norte de Macapá, localizado na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira. O Banco completa 48 anos de existência. Para celebrar a data, a Associação Cultural Banco da Amizade, organizou uma programação que iniciou às 6h de hoje e irá até à meia-noite.

O evento ao redor do banco, espaço criado para a contação de causos e histórias dos moradores do bairro, é uma oportunidade de encontro de velhos e novos moradores, que garantem a importância histórica do local, caracterizado por tradições da cultura negra.

O festejo contará com exposições de artes de artesãos negros. As peças, como como bonecas, caixa de Marabaixo, etc., serão comercializadas.

A comemoração terá também apresentações das escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados, ambas do Laguinho. E também dos grupos Sambart, Sensação do Samba e o cantor Batan.

História do Banco da Amizade

O Banco da Amizade foi montado com estrutura em madeira, do lado direito da via, em 1971.Cinco anos depois, ele foi mudado para o lado esquerdo da rua, e construído em alvenaria, na calçada da Escola Estadual General Azevedo Costa.

A iniciativa de usar um banco para ponto de encontro e conversação entre amigos do Bairro do Laguinho, surgiu com os moradores Renato Matos (“rato” / de boné, na foto acima) e Raimundo Souza (“Sacaca”), ambos falecidos.

Por um ato administrativo, o “Banco da Amizade” foi reconhecido como um verdadeiro símbolo de tradição entre as famílias e amigos do bairro do Laguinho.

Uma nova Lei Estadual, de nº 2053/16, o transformou em Patrimônio Cultural e Imaterial do Amapá, e instituiu o dia 26 de dezembro como o Dia do Banco da Amizade

O Banco da Amizade já testemunhou muitas conversas e causos dos moradores que cresceram participando das animadas reuniões entre amigos.

Estão todos convidados. O Banco da Amizade é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amapá. É nosso. Pode vir. Pode chegar. Traga só alegria e paz no coração!!!

Tica Lemos – Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *