Os benefícios da musicoterapia para autistas é tema de palestra da Unifap

Em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/Unifap), em parceria com o Laboratório de Acessibilidade Cultural (Labac/Unifap), promove a palestra “Os benefícios da Musicoterapia para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 19, às 10h, no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

A palestrante é a musicoterapeuta Alessandra Lobato. A entrada é gratuita e interessados podem se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefI9ha5wR7UlCSIqnDIV2SXlYr-yvbzJmUXnqmHXodcZL5lA/viewform. A palestra abordará questões relacionadas com o processo de inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os benefícios provenientes por meio da musicoterapia.

Sobre a palestrante

Alessandra Lobato é cantora lírica, pianista e professora de coros e conjuntos há mais de 20 anos. Já produziu, dirigiu e participou de grandes eventos como solista e pianista no circuito nacional, como na cantata “Do Olivete ao Calvário”, de H. Maunder, a ópera “Amahl e a Noite Misteriosa”, de J. C. Menotti e o oratório “Elias”, de F. Mendelsohn, todas em apresentações ocorridas nos estados do Amapá, Paraná, Rio de Janeiro e Porto Alegre no período de 20023 a 2020.

É bacharel em Musicoterapia desde 2008 pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), pós-graduanda em Musicoterapia e Autismo pela UNISE (PR) e pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela FACEL – PR (2020). Vem atuando nas áreas clínica e organizacional como musicoterapeuta no Amapá desde 2009.

Foi regente do coral do Ministério Público do Amapá entre 2011 a 2014, instrutora do Sebrae- AP (2009 a 2013), Instrutora da Escola de Administração Pública do Amapá (2014 a 2018). Fez parte da Gestão Nacional da União Brasileira das Associações de Musicoterapeutas (Ubam), no período de 2016 a 2018, e da Associação de Musicoterapeutas do Pará (MTPA) de 2020 a 2022.

Serviço

Palestra “Os benefícios da Musicoterapia para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Dia 19 de abril de 2023, às 10h, no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), localizado no campus Marco Zero do Equador da Unifap, em Macapá (AP). Entrada franca. Inscrição no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefI9ha5wR7UlCSIqnDIV2SXlYr-yvbzJmUXnqmHXodcZL5lA/viewform.

Assessoria Especial da Reitoria – Assesp/Unifap
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *