Ossada de baleia jubarte chega a Macapá nesta segunda-feira, 21

Ossada transportada via balça no Rio Matapí – Foto: Cláudio Rogério.

Na manhã desta segunda-feira, 21, chegou a Macapá a ossada da baleia jubarte encontrada morta na localidade de Ilha Vitória, região do Bailique. Os restos do animal foram transportados de balsa do arquipélago até o porto do Matapi e, posteriormente, serão conduzidos de caminhão até o campus Fazendinha do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), onde será feito o atendimento à imprensa, às 10h.

Já no Instituto, a ossada do animal, que pesa cerca de uma tonelada, será fotografada. Alguns ossos serão enterrados e outros serão armazenados em caixa, para conclusão do processo de limpeza. Após limpos, os ossos serão montados para que, futuramente, o esqueleto seja exposto no Museu Sacaca. No país, existem somente quatro esqueletos de jubarte montados que são nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.

Uma força-tarefa foi executada entre pesquisadores e técnicos do Iepa e do Instituto Mamirauá (AM), moradores do Bailique e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), que prepararam o esqueleto do animal no Arquipélago, para o transporte. Em Macapá, uma equipe multidisciplinar também executou o deslocamento até o instituto.

O animal adulto, foi estimado em 12 metros de comprimento e com um peso entre 25 e 30 toneladas. Na costa norte do Brasil, só existe o registro de encalhe de baleias jubarte nos Estados do Maranhão e Pará e, agora no Amapá.

Serviço:

Hora: 10:00h
Local: Iepa Campus Fazendinha – Rod. Juscelino Kubitschek, KM-10.
Contato(s): Cláudio Rogério: (96) 9 9141-8420

Assessoria de comunicação do Iepa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *