OUTROS SETEMBROS…(Por @MarileiaMaciel)

14199406_1412309742132539_5487129092710851714_n
Professor Raymundo Ferreira Maciel, ao lado de alunos, durante desfile do Dia da Raça – Foto: Arquivo da família.

Por Mariléia Maciel

O dia de hoje, 5 de setembro, Dia da Raça, seria um dia de muito trabalho, mas também de satisfações em casa. Era o dia que o Grupo Escolar Augusto dos Anjos entrava na FAB, junto com as escolas de 1ª a 4ª série, pra fazer o modesto desfile, que não era disputado como os de 7 e 13.

Mas papai era tão dedicado no trabalho e amava tanto a escola e os alunos, que parecia que era o GM ou CCA desfilando. Os preparativos levavam semanas, e ele sempre à frente de tudo, como diretor que foi, durante 18 anos, nos tempos em que as direções de escola não eram escolhidas por indicação política, e sim por competência.

Íamos para a FAB ver papai desfilar, já que nenhum dos filhos podia estudar no Augusto dos Anjos pra nenhum professor passar a mão na nossa cabeça. Seu Raimundo Maciel passava ao lado dos alunos, perto do pelotão mais garboso, orgulhoso da escola, que ele cuidava como se fosse nossa casa. No final do desfile, voltava pra escola para arrumar tudo e depois chegava em casa cansado, mas muito feliz. Reclamava do calor que passou, mas nunca chegou a dizer que queria outra vida.

Mestre Raymundo, que saudades dos setembros de antigamente, e de ver o senhor passando na Fab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *