Outubro Rosa: duas UBS’s realizam coleta de PCCU em horário estendido

A campanha Outubro Rosa segue em todas as Unidades Básicas de Saúde de Macapá, com exceção das vocacionadas para atendimento de Covid-19. O mês é voltado para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Como alternativa de ampliar o acesso da população ao serviço, as UBS’s do Cidade Nova e Rubim Aronovitch fazem exame de PCCU em horário estendido.

Na UBS do Cidade Nova, o cronograma de atendimento em outubro funciona das 8h às 22h, às segundas, terças e quartas. Os serviços ofertados são de consultas, coleta de PCCU, solicitação de mamografia, teste rápido para HIV, sífilis e hepatite, além de verificação de pressão e glicemia. A unidade funciona na Rua Beira-Rio, no bairro Cidade Nova 1.

Na UBS Rubim Aronovitch, que funciona no prédio da UBS do Perpétuo Socorro (localizada na Rua São José com Pedro Américo), as mulheres podem fazer consultas com ginecologista, clínico geral, nutrição, exames laboratoriais, coleta de PCCU, das 8h às 22h, de segunda a sexta.

“Nós orientamos que as mulheres procurem nossos serviços e fazer a sua prevenção. Esses exames ofertados são importantíssimos para a detecção de doenças e devem fazer parte do calendário anual de exames femininos”, destacou a subsecretária em Saúde, Tânia Vilhena.

PCCU

O exame Papanicolau ou popularmente conhecido PCCU é realizado para coleta de amostra do material do colo do útero, a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações. A coleta é rápida, indolor e simples, podendo causar leve desconforto nos casos onde a mulher tem dificuldade para relaxar a musculatura. Para a realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem fazer o preventivo sem danos ao bebê.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *