Outubro Rosa: MP-AP encerra atividades de conscientização para prevenção do câncer de mama

Desde a última segunda-feira (15), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) vem desenvolvendo ações de conscientização para prevenção do câncer de mama junto aos membros, servidores e colaboradores da instituição. A primeira atividade ocorreu no Complexo Cidadão da Zona Sul (localizado na Avenida Padre Júlio), onde foi realizada a primeira atividade prevista do projeto #abracamosestacausa.

A ação faz parte do programa de Qualidade de Vida do órgão ministerial e percorreu as demais unidades administrativas, como o Complexo Cidadão Centro, na terça-feira (16); a Procuradoria-Geral de Justiça, na quarta-feira (17); o Complexo Cidadão – Zona Norte, na quinta-feira (18) e encerrou suas atividades nesta segunda (22), na Promotoria de Justiça de Santana.

Durante os encontros foram promovidas várias rodas de conversa entre as servidoras da instituição, com a presença da médica do trabalho do MP-AP, Tatiana Torrinha, onde foram repassadas dicas, orientações, além de explanações e relatos das experiências vividas por cada mulher. Dentre os temas abordados houve também o enfoque na importância de se cuidar da saúde emocional.

Após a roda de conversa foram realizadas consultas individuais, onde cada servidora pode tirar dúvidas e receber orientações mais específicas. “Este é um momento muito importante para todas nós. Deixamos um pouco dos nossos afazeres e viemos falar de nós, para nós. É muito importante que tenhamos esse momento, é somente aprendendo os cuidados que temos que tomar, que vamos conseguir resultados positivos. Quero agradecer a todos que estiverem presentes. Teremos outros momentos como esse, espero que continue sendo positivo como vem sendo”, reforçou a coordenadora do programa, psicóloga Carla Schneider.

“Reforço aqui, para que no caso de nodulações que não desaparecem após 15 ou 20 dias, é importante procurar o ginecologista para avaliação. É muito importante que vocês na ida ao ginecologista peçam para que ele faça o toque. Podemos afirmar que existem dois pontos que não podemos controlar para combater o câncer, que é a genética e laços familiares. Contudo, podemos ter uma boa alimentação, não ingerir bebida alcoólica, fumar, praticar exercícios físicos; isso sim, podemos controlar e regrar para termos um bom diagnóstico”, explanou a Dra. Tatiana.

Atitudes que podem ajudar na prevenção

– Buscar uma vida mais saudável. Os casos de câncer de mama são mais frequentes em mulheres fumantes (24%) e ex-fumantes (13%).
– Caminhar em um bom ritmo por 1h30 a 2h30 por semana reduz o risco de câncer de mama em 18%.
– Faça uma dieta saudável. Uma dieta com muitos produtos frescos e baixo consumo de carne vermelha, sal e carboidratos processados reduz os riscos da doença em 25%.
– Se todas as mulheres acima de 50 anos fizessem mamografias anuais, as mortes por câncer de mama diminuiriam em pelo menos 25%.
– A alta absorção de vitamina D diminui em 50% o risco do desenvolvimento do câncer de mama. A vitamina D encontra-se em uma exposição limitada ao sol, nos alimentos salmão, atum, leite fortificado e cereal fortificado.
– Beber de 2 a 5 doses de álcool por dia aumenta os riscos de câncer de mama em 1,5 vezes.
– Mulheres que ganham mais de 27 quilos depois dos 18 anos, sobram as chances de desenvolverem câncer de mama depois da menopausa.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *