Pacientes com Alzheimer e Parkinson podem receber atendimento gratuito em universidade do AP

Mal de Parkinson atinge, em geral, pessoas com mais de 60 anos — Foto: Freeimages

Por Victor Vidigal

Pacientes que sofrem com Alzheimer e Parkinson têm uma alternativa de assistência gratuita em Macapá. O Projeto Reviver, que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes e dos cuidadores, está com inscrições abertas até o dia 1º de março, na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Em funcionamento desde o ano passado, os encontros acontecem uma vez por semana, com atendimentos com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e farmacêuticos aos pacientes. Aos cuidadores são ofertados encontros com psicólogos e enfermeiros. É obrigatória a participação dos cuidadores durante os encontros.

Para se inscrever, o paciente e/ou cuidador, deve ir até o bloco do curso de farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no bairro Universidade, das 9h às 12h, e apresentar o encaminhamento médico autorizando o paciente a participar do projeto.

Projeto Reviver acontece na Universidade Federal do Amapá — Foto: Jorge Abreu/G1

Os atendimentos vão acontecer sempre na Unifap, com profissionais voluntários. A expectativa da coordenação é trabalhar com 25 pessoas este ano. Uma nova chamada para o projeto deve ser aberta no segundo semestre de 2019.

“Em 2018 nós tivemos mais de 50 inscritos, mas encerramos o ano com 15 participantes. Alguns desistem por ser um público que requer muitos cuidados, uma logística grande até para sair de casa, o que acaba limitando a participação. Mas esse ano esperamos trabalhar com 25 participantes”, explicou a farmacêutica Lorane Melim, coordenadora do projeto.

No dia 8 de março, após o fim do período de inscrições, será feito o acolhimento dos participantes e será explicada a metodologia do projeto, para que no dia 11 do mesmo mês iniciem os primeiros atendimentos.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *