Pacto pelo fortalecimento de startups e inovação são tema de encontro em Macapá

Desenvolvimento tecnológico e soluções inovadoras pautaram o encontro ocorrido neste sábado, 13, no Sebrae Amapá, onde estiveram presentes o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o senador Randolfe Rodrigues, o prefeito de Macapá, Clécio Luís e representantes de empresas de tecnologias e instituições de ensino.

Na ocasião, o senador Randolfe Rodrigues apresentou o Projeto de Lei 3466/2019, que cria o fundo de financiamento às empresas startups, e anunciou o valor de R$ 300 mil, via emenda, à Prefeitura de Macapá, para a implantação do Centro de Aceleração de Startups. “Esse é um momento onde juntos poderemos tornar o Amapá referência na inovação”, ressaltou.

Segundo Clécio Luís, a capital já aderiu em seus serviços programas desenvolvidos por startups como o OrçaFacil e Proesc. “São iniciativas que facilitam todo o trâmite necessário em processos que, às vezes, durariam meses, e hoje, por intermédio desses produtos, não passam de dois a três dias. Pretendemos avançar ainda mais com a criação do Centro de Aceleração das Startups”, explicou.

A capital também desenvolve, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/AP), o projeto Macapá Rumo aos 300 Anos, que inclui entre as ideias aulas de robótica e xadrez para crianças da rede municipal.

O presidente do Senado avaliou como positiva a iniciativa de aproximação entre poder público e empresa, onde a palavra-chave é a tecnologia. “São os empreendedores do século XXI. O fortalecimento dessas iniciativas é importante, pois a modernização por meio dessas ferramentas é um passo necessário para aproximar o setor público do setor produtivo, privado, e tornar os serviços mais eficientes e com mais qualidade para a população”, enfatizou o senador Davi Alcolumbre.

O representante das startups, e CEO da Proesc, Felipe Ferreira, apontou o momento como um marco histórico para o avanço no desenvolvimento tecnológico no Amapá.

Participaram também do encontro o vice governador Jaime Nunes; os deputados estaduais Paulo Lemos, Edna Auzier, Paulinho Ramos, Jesus Pontes; a diretora técnica do Sebrae/AP, Marciane Costa; o superintendente do Sesi/Senai, Moisés Aguiar; o coordenador de Mestrado de Inovações do Profinit, Daniel Alves; a vice-reitora da Unifap, Simone Leal; a reitora da Ueap, Kátia Paulino; a representante do LevaCiência, Danielle Pereira; coordenador do Serviço de Tecnologia e Inovação do Senai, Everaldo Vasconcelos; a representante do Aprova EAD, Evely Auzier; o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes; o representante da Embrapa/AP, Adilson Lopes e os secretários municipais de Saúde, Silvana Vendovelli, Obras, David Covre, Comunicação, Ilziane Launé e de Governadoria, Edivan Barros.

Amelline Borges
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *