Pacuí: profissionais da Educação participam de capacitações e escolas recebem lousas e bibliotecas móveis

02
Encontro de Formação dos Profissionais da Educação do distrito do Pacuí reúne, no período de 16 a 18 de agosto, professores, coordenadores pedagógicos, merendeiros, motoristas, serventes e mediadores de leitura na localidade do Pacuí. Esta é a primeira capacitação que acontece na zona rural desenvolvida pela Semed. Além das capacitações, sete escolas existentes no distrito receberam lousas eletrônicas e bibliotecas estantes móveis. Um total de 80 servidores participam da qualificação, que ocorre na Escola Pratinha, na comunidade de São Tomé.

Segundo a secretária adjunta, Sandra Casimiro, esta é a primeira vez que é realizada uma formação no campo, houve outras, mas sempre tendo como sede a zona urbana e participação de alguns profissionais que atuam na zona rural. “São capacitações específicas, oportunizando a cada profissional, seja de que área for, aprimorar sua prática de trabalho, considerando-se a realidade do campo, onde a dinâmica educacional é muito diferenciada do centro urbano. Nossa finalidade é que essas ferramentas cheguem na ponta, aos nossos alunos, valorizando a história e a cultura de cada localidade”.

Ao abordarem temas atuais e proporem atividades alinhadas com a realidade rural, as formações continuadas ajudam a escola a acompanhar o que acontece no mundo. E com essa oportunidade, os professores estavam empolgados com a grade de oficinas, mesa redonda, palestras, atividades práticas, e ainda mais empolgados estavam com a entrega das lousas eletrônicas e das bibliotecas móveis, agora à disposição das escolas e de seus alunos.
Capacitação Nutrição
“As salas multisseriadas ainda são uma realidade no campo, em todo o Brasil. nosso maior desafio é conseguir despertar o interesse de todos ao mesmo tempo, com uma mesma atividade. Os alunos estão em níveis diferentes, aprendem em ritmos distintos, uns tem mais facilidade, outros não, temos que respeitar as limitações de cada aluno e a tecnologia pode ajudar muito nesse sentido. E os livros… eles vão encher de conteúdo nossa rotina”, declara a professora e diretora da Escola Campina Grande, Olindina Silva da Conceição. Para que professoras como Olinda saibam usar e tirar proveito dos novos equipamentos, junto com eles foram os técnicos do Núcleo de Tecnologia da Semed para ministrar as oficinas do uso da ferramenta.

Para a merendeira Valdica Maria da Conceição, da Escola Erídio Rocha, a capacitação chegou em boa hora. “O encontro está sendo muito importante. Os ensinamentos repassados pelos nutricionistas vão nos auxiliar no nosso trabalho”.

A intenção da secretaria é estender o Encontro de Formação das Escolas do Campo para todas as localidades rurais, chegando ao Bailique. No Pacuí, as capacitações terminam nesta quinta-feira, 18.

Rita Torrinha
Assessoria de Comunicação da Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *