Palestra sobre “Geopolítica no século XXI”

No dia 9 de novembro de 2017, às 17h, o presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, palestrará, na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), sobre “Geopolítica no século XXI”. Durante o evento abordará temas como Recursos Naturais, Avanços Tecnológicos, Mudanças Climáticas, Migrações (pobreza, desemprego, guerras), Intolerância Racial, Conflitos e Tensões Sociais.

O público alvo é formado por membros do MP-AP e Ministério Público Federal (MPF/AP). O objetivo do encontro é aprofundar os conhecimentos dos participantes nos assuntos proferidos, para melhor prestação de serviços à sociedade.

No mesmo dia, o palestrante participará, às 9h da manhã, na Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP, de um café da manhã, onde será apresentado ao público.

Sobre Gustavo Alberto Trompowsky Heck

Além de professor, presidente da (ADESG), Gustavo Alberto Trompowsky Heck é economista, formado pela Faculdade de Economia da Universidade do Estado da Guanabara, em 1966. Possui cursos de mestrado na área da Engenharia da Produção, pela COPPE/UFRJ, e em Segurança e Defesa Hemisférica pela Universidad del Salvador (Argentina) e Colégio Interamericano de Defesa (Washington DC).

Iniciou sua atividade profissional na Eletrobrás, ainda como estagiário, passando a economista, após a formatura. Foi assessor do Ministro da Agricultura Ivo Arzua. Ocupou o cargo de Secretário–Geral do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Mais tarde, foi diretor-financeiro da Companhia de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, o que resultou em convite para atuar como assessor no Banco Nacional da Habitação (BNH), quando foi indicado para os cargos de assistente da Presidência, gerente e diretor interino na área de Habitação Popular.

Em 1973, cursou o Ciclo de Estudos em Segurança e Desenvolvimento da ADESG-RJ e, em 1998, foi estagiário do CAEPE/ESG. A partir daí tornou-se conferencista da ADESG em várias delegacias.

Na ESG, atuou na antiga Divisão de Pesquisa e Doutrina e no Centro de Estudos Estratégicos. Ainda na ESG, foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), tendo sido diretor e coordenador do referido curso.

Hoje, Gustavo Heck é professor e coordenador de cursos ligados à área de Segurança e Defesa, em diversas universidades, além de ser Conferencista Emérito e professor da Escola Superior de Guerra e das escolas de Estado-Maior das Forças Armadas. Escreveu livros e artigos abordando as questões ligadas à Habitação, Planejamento Estratégico e Segurança e Defesa. É comentarista da Globo News e da RádioCBN.

O palestrante possui 16 condecoraçõee e sempre esteve ligado à ADESG, seja como conferencista ou membro da diretoria. Na nova missão, o futuro presidente terá como vice-presidentes o Contra-Almirante Mauro França de Albuquerque Lima, o Brigadeiro Engenheiro Manoel Andrade Rebello e o General de Brigada Glenio Pinheiro.

Assessoria de comunicação do MP-AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *