Para enfrentar pandemia, povos indígenas da região Sul lançam plano emergencial

 


Os povos indígenas da região Sul do Brasil lançam, hoje (24) às 14h (horário de Brasília), um plano regional para o enfrentamento emergencial da pandemia da Covid-19. A doença afeta a cada dia milhares de indígenas da região que vivem dentro e fora dos territórios tradicionais. O enfrentamento da Covid-19 é uma mobilização pela vida da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Arpinsul), da Comissão Guarani Yvyrupa e da Frente Indígena e Indigenista de Enfrentamento ao Covid-19 na região sul.

Com mais de 550 casos confirmados da doença e 9 óbitos na região, os oito povos do Sul estão organizados para o enfrentamento do novo coronavírus. O plano propõe 14 frentes de ação para prevenção, contenção da expansão do vírus e melhores condições de tratamento das pessoas contaminadas.

A proposta que busca salvar vidas indígenas da região Sul é vinculada ao Plano Emergência Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e propõe medidas para que o Governo Federal cumpra o seu papel de buscar soluções de curto, médio e longo prazo para as violências sofridas pelos povos indígenas durante a pandemia.

O lançamento do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19 para os povos indígenas e territórios da região Sul na página do facebook da Arpinsul: Arpinsul Indígenas

Contatos:

Kretã Kaingang: +55 41 9776-6426
Jozileia Kaingang: +55 49 9165-5497

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *