Parabéns Zico!

                                                                               Por Elton Tavares

Zico, o maior da história do Mengão.

Hoje é aniversário de Arthur Antunes Coimbra, o popular “Zico”, o melhor jogador de futebol da história do Flamengo e um dos maiores do Mundo. Atualmente Zico é trabalha como treinador (sem clube) e é ex-dirigente do Mengão.


Zico foi o líder da vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980. Ele ganhou campeonatos brasileiros, a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial de Clubes e vários títulos cariocas. Jogou pela Seleção Brasileira nas Copas Argentina 1978, Espanha 1982 e México 1986, com boas atuações mas sem títulos com a camisa canarinho.

Zico passou pelo Flamengo, Udinese (ITA) e foi para o Japão, atuar pelo Sumitomo Metals, que depois se tornou Kashima Antlers, onde o jogador foi atleta e iniciou sua carreira como treinador.

Além do Kashima Antlers, Zico fez sucesso como técnico no CSK Moscou (RUSS) e Fernebace (TUR).

Quem resumiu brilhantemente a passagem de Zico pela Udinese foi o jornalista do “Il Gazzettino de Veneza”, profissional encarregado de segui-lo, Luigi Maffei:

“Para nós, friulanos, Zico tem o mesmo significado de um motor da Ferrari colocado dentro de um fusca. Sentimo-nos os únicos no mundo a possuir um carro tão maravilhoso e absurdo”.

                          Zico abraçando o menino Léo Moura, hoje em dia lateral direito do Mengão

Meu saudoso pai sempre dizia que Zico foi o maior depois de Pelé, eu discordo, a história do futebol teve Maradona, Romário e Ronaldo. Mas é verdade que Zico é ídolo de muitos ídolos, como o também ex jogador italiano Roberto Baggio (aquele mesmo que perdeu o penal em 1994, quando nos tornamos penta). 
 

A ele, meu respeito e admiração, pois eu, ainda moleque, o vi jogar e fazer a alegria da nação rubra negra. Parabéns Zico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *