Parceiro do “Projeto Resiliência” no Amapá André Abdon participa do Encontro de Mulheres Negras em Porto Grande

A câmara Municipal de Vereadores de Porto Grande sediou o encontro de mulheres negras do município que discutiu auto estima, identidade, cultura, direitos, cidadania, valorização da raça e principalmente, o combate ao racismo que lamentavelmente ainda persiste e atormenta.

A estudante Lucileide Ferreira, de 15 anos, fez questão de participar do evento junto com a mãe e três irmãos, todos negros e vítimas da discriminação racial. Ao usar a palavra a adolescente não se conteve e visivelmente emocionada, desabafou. “É muito triste a gente ser humilhado. No ano passado eu ia participar do concurso ‘beleza negra’ mas me barraram e algumas pessoas teceram comentários depreciativos na minha página no facebook, mas eu não me importei, levantei a cabeça e hoje estou aqui aprendendo que a mulher tem que se valorizar independentemente da cor”.

Outra participante do evento que não conseguiu conter a emoção foi a também estudante Thayelli Gomes. Segundo ela, mesmo com a diversidade de mulheres e organizações que atuam na defesa da população negra, a discriminação por meio da raça e do gênero ainda é muito presente. “Na rua a gente é valente, não aceita provocações mas quando chega em casa e põe a cabeça no travesseiro é que vem aquela tristeza em saber que o preconceito ainda existe”.

O “Projeto Resiliência” é uma iniciativa do PP Afro Macapá que tem a frente a ativista social, Rejane Soares. “Ser mulher e negra no Brasil, é trabalhar em dobro pelo reconhecimento justo da sociedade e lutar contra uma violência gritante”, afirmou Rejane.

Mais de 30 mulheres participaram do encontro que contou com a presença do deputado Federal André Abdon, parceiro do projeto. “Parabéns pela iniciativa porque são vocês que devem guardar esse simbolismo e lutar ainda mais pelo empoderamento da mulher negra porque só assim se mantêm ativo o processo de libertação e pela luta dos direitos violados”, disse o parlamentar.

Assessoria de comunicação
Fotos: Márcia do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *