Parlamentares homenageiam personalidades com Títulos de Cidadão Amapaense e Mérito Esportivo

Na segunda-feira (4), em uma sessão solene, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) homenageou diversas personalidades com títulos de Cidadão Amapaense e Mérito Esportivo, em reconhecimento aos serviços prestados e contribuições incontestáveis para o crescimento do Estado. O evento ocorreu no Plenário Deputado Dalto Martins.

O Título de Cidadão Amapaense é conferido a indivíduos não naturais do Estado que escolheram viver, desenvolver suas vidas e contribuir para o progresso e desenvolvimento do Amapá, ou que desempenham atividades dignas de reconhecimento.

A solenidade iniciou-se com a formação da Mesa de Trabalho, composta pela presidente da Alap, Alliny Serrão; deputados estaduais Jaime Perez (1º vice-presidente), Jory Oeiras e Júnior Favacho; presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho; procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Paulo Celso Ramos dos Santos; e a procuradora de Justiça Ivana Cei, do MP-AP, conselheira e ouvidora da Ouvidoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Treze personalidades da sociedade foram homenageadas com o Título de Cidadão Amapaense.

Alliny Sousa da Rocha Serrão, natural do município de Almeirim, no Pará, construiu sua vida pessoal e profissional nas terras amapaenses. Eleita vereadora em Laranjal do Jari, desempenhando suas funções de 2013 a 2017, Alliny Serrão ascendeu à Assembleia Legislativa em 2019, tornando-se a primeira mulher a presidir o parlamento estadual. Ao assumir o mandato em 2 de fevereiro de 2023, conquistou sua reeleição para o biênio 2025/2026. Alliny Serrão foi agraciada com o Título de Cidadão Amapaense, uma proposição do deputado Kaká Barbosa.

“Sou grata a Deus por receber esta nova certidão de nascimento, agora como cidadã amapaense. Este Estado que me acolheu, junto com minha família, onde pude apresentar meu trabalho e, hoje, receber este reconhecimento é muito importante”, destacou Alliny Serrão.

Outras personalidades também receberam o título, como o advogado e mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas, Galliano Cei Neto, e o médico especializado em cirurgia geral e perito médico oficial da Polícia Técnico Científica do Amapá (Politec), Dr. Tannus Khayat. O deputado Jaime Perez concedeu o título ao delegado-geral de Polícia Civil, Cezar Augusto Vieira, pelos serviços prestados em diversos municípios do Amapá, assim como ao empresário Leandro Sampaio Batista.

A deputada Liliane Abreu homenageou com o Título de Cidadão Amapaense o tenente-coronel da Polícia Militar, Ismael Coutinho dos Santos, por sua dedicação na proteção e segurança da população amapaense durante mais de 16 anos de carreira. O deputado Júnior Favacho homenageou o padre Francivaldo Lima da Silva, pároco no Santuário Nossa Senhora de Fátima, destacando suas atividades pastorais sociais voltadas à comunidade amapaense e na formação de seminaristas.

O deputado Jory Oeiras concedeu o Título de Cidadão Amapaense à professora Verônica Xavier Luna, pela brilhante atuação como docente na Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde criou o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e o Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo, garantindo a preservação e guarda da memória e identidade histórica local.

O deputado concedeu o Título de Cidadão Amapaense aos militares major Wanderson Pantoja da Silva e tenente-coronel André Luiz Dias da Costa, em reconhecimento às suas contribuições com projetos sociais e estudos de Polícia Comunitária. O parlamentar também concedeu o Título de Mérito Esportivo à atleta Faelly Victoria Picanço, pela conquista do cinturão da categoria peso-palha no Jungle Fight, o maior evento de MMA da América Latina.

O deputado Lorran Barreto conferiu o Título de Cidadão Amapaense ao engenheiro civil e empresário Rodrigo de Queiroz Moreira, e o Título de Mérito Legislativo ao soldado da Força Tática da Polícia Militar do Amapá, Rafael Pimentel Flexa.

Por fim, o deputado Rodolfo Vale concedeu o Título de Cidadão Amapaense a Heráclito Mendes da Costa, in memoriam. “A homenagem deveria ter sido feita em 2020, mas devido à pandemia da COVID-19, só foi possível realizá-la este ano. Falecido em 19 de janeiro de 2024, Heráclito Costa foi pioneiro do setor madeireiro no Amapá, dirigente do Sindicato dos Madeireiros por vários anos e fundador da Federação das Indústrias do Amapá. Ele deixou 10 filhos e 50 netos”, destacou o filho Renivaldo Costa, que recebeu o título.

Ao falar em nome dos homenageados, Galliano Cei Neto afirmou: “Todos nós que recebemos esse reconhecimento dedicamos parte de nossas vidas a este Estado, que tão bem nos acolheu. Sou paraense de nascimento, mas amapaense de coração. Espero contribuir ainda mais com este estado”, finalizou.

Texto: Everlando Mathias
Fotos: H. Torres
Assessoria de comunicação da ALAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *